Canziani é condecorado pelo MTb com a ‘Ordem do Mérito do Trabalho’

AssCom Alex Canziani
5 de dezembro de 2018 - 15:12 h

Crédito: Hélio Senedese

Ministro Vieira de Mello cumprimenta Alex: serviços pela modernização das relações do trabalho

O deputado federal Alex Canziani (PTB) foi condecorado hoje, pelas mãos do ministro do Trabalho Caio Vieira de Mello, com a medalha de “Grande Oficial” da “Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas”. A honraria, em solenidade ocorrida no Ministério, em Brasília, é uma homenagem a pessoas e entidades que tenham prestado relevantes serviços para o desenvolvimento e a modernização das relações de trabalho no país.

Em seu pronunciamento, o ministro destacou a importância dos serviços desenvolvidos pelos homenageados e enfatizou as realizações do Ministério do Trabalho nos últimos anos. “Realizamos trabalhos de relevância nacional, como a gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do Fundo de Amparo ao Trabalhador”, salientou. Em 10 anos, segundo Vieira de Mello, o FGTS, por exemplo, injetou R$ 1,3 trilhão na economia do país.

O ministro também destacou o desempenho da Escola do Trabalhador, plataforma de educação à distância criada pelo Ministério em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). “Já alcançamos a marca de mais de 100 mil trabalhadores qualificados, em nossos 27 cursos gratuitos, com certificados expedidos pela UnB”, disse Mello.

Para o deputado Alex Canziani, é uma honra ser reconhecido pelo trabalho e pelas atuações para a valorização do emprego. “O que a gente faz para valorizar o trabalhador nunca é demais. Sem ele o Brasil não vai para frente”. O parlamentar paranaense já foi secretário de Emprego e Relações do Trabalho do Paraná e presidente da Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. Ele também já presidiu a antiga Frente Parlamentar de Educação Profissional, Tecnológica, Educação à Distância e Novas Tecnologias Educacionais do Congresso Nacional.

RECONHECIMENTO – A Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas foi instituída por meio do Decreto 6.247, de 25 de outubro, em substituição à antiga Ordem do Mérito, criada pelo Decreto 57.278, de 17 de novembro de 1965. Desde então, a Ordem é conferida a empregadores, trabalhadores, servidores públicos, personalidades e instituições nacionais e estrangeiras que sejam merecedores de reconhecimento nacional por sua atuação no desenvolvimento do campo de trabalho, na produção do bem-estar social, especialmente em prol da produtividade, da organização sindical, do justo salário, da colocação de mão de obra, da qualificação profissional, da saúde e da segurança do trabalho.

São quatro títulos estabelecidos pela Ordem: os graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro. No evento de hoje outras nove personalidades foram agraciadas com as honrarias, além de Canziani.