Alunos do Codinorp estudarão em apostilas a partir de 2019

AssCom Alex Canziani
14 de novembro de 2018 - 19:15 h

Crédito: Henrique Lhamas

Fernandes: modernizar a metodologia de ensino em sala de aula

Uma grande conquista! A secretaria de Educação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento e Inovação do Norte do Paraná (Codinorp Educação) acaba de formalizar um contrato inédito com o Instituto Lotus, de São Paulo, para o fornecimento de material que compreende o Sistema Apostilado de Ensino, a ser oferecido para uma rede formada por 54 escolas públicas municipais dos onze municípios integrantes da entidade. O pacote inclui ainda serviços para a Formação Dinâmica Continuada (FDC) dos professores daquelas cidades.

A formalização do acordo entre o consórcio e o Lotus, para ambos os serviços, também é inédita e faz parte do Contrato de Impacto Social (CIS), um modelo de responsabilidade bipartite oriundo da Inglaterra.

O tratado, que prevê o oferecimento nas escolas municipais do mesmo material que é ofertado para os alunos das escolas privadas, é inédito no país quando se trata de distribuição em escala, segundo o secretário regional de Educação do consórcio, Amauri Monge Fernandes: “Nossa proposta é melhorar o nível de aprendizado dos nossos alunos”. As apostilas didáticas e a formação continuada dos docentes começarão a chegar e a ser oferecidas nas escolas no final de janeiro.

Uma primeira reunião de trabalho pedagógico estará sendo realizada entre técnicos e secretários municipais de educação com os dirigentes do Instituto Lotus, tendo em vista a discussão das ações propostas e sua cronologia de implantação, que deve ocorrer já no ano letivo de 2019, a partir de 6 de fevereiro.

SOMOS EDUCAÇÃO – O Instituto Lotus estará trazendo, para as escolas do Codinorp, o projeto “SOMOS Educação”, que utiliza apostilas do Sistema MAXI de Ensino. O contrato é centralizado pelo consórcio e tem a participação de todos os seus municípios. A oferta vai atender 7 mil alunos da rede (de 4 a 10 anos de idade).