CD inicia ação que valoriza modernismo de Brasília

AssCom Alex Canziani
24 de setembro de 2015 - 20:19 h

Uma partida de futebol entre deputados e alunos da Escola Classe 302 Norte marcou, nesta quinta-feira, o início das primeiras ações do projeto “Quadra ConVida”. Patrocinado pela Quarta-Secretaria da Câmara dos Deputados, o projeto tem uma série de atividades nas áreas comuns da Super Quadra 302 Norte, para integrar a “Quadra dos Deputados” à comunidade local.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha o quarto-secretário da Câmara, Alex Canziani o secretário de Educação, Júlio Gregório e o administrador do Plano Piloto, Igor Tokarski prestigiaram o evento.

Para Cunha, a ideia de integrar a população do entorno à vida da quadra vai ao encontro da própria história da capital, que acolheu brasileiros de todas as regiões. Canziani destacou a importância de as pessoas unirem forças para realizar seus sonhos. O secretário de Educação enalteceu a parceria com a Câmara e fez votos de que outras iniciativas como essa sejam replicadas para melhorar as escolas públicas do DF.

FUTEBOL – Na parte esportiva da solenidade, as crianças deram um “banho” nos deputados. Venceram o time formado pelos deputados Mariana Carvalho, Deley, Danrlei de Deus Hinterholz, Felipe Bornier (2º secretário da Câmara), Welinton Prado, Rafael Mota e Júlio Delgado por 5 a 1.

Além dos 250 alunos das duas escolas da quadra (Escola Classe e Jardim de Infância da 302 N), um grupo de crianças e adolescentes do Centro de Atenção Psicosocial Infanto Juvenil, da Secretaria de Saúde do DF, participaram do evento, que contou com a apresentação do grupo de percussão Patubatê e tendas do Sesc de orientação nutricional, avaliação de saúde e dicas de sustentabilidade, além de jogos e brincadeiras.

Celebrando a festividade Sacrifício de Abraão, o Centro Cultural Brasil-Turquia fez distribuição de dois quilos de carne bovina para 100 funcionários dos blocos e terceirizados da Câmara.

QUADRAS-PARQUE – Canziani explicou que a proposta tem como objetivo resgatar os princípios que nortearam o arquiteto Lúcio Costa no desenvolvimento do plano urbanístico do Plano Piloto da capital, em especial o das superquadras residenciais, inspirados nos valores essenciais ao bem-estar coletivo. Segundo o arquiteto, Brasília foi concebida como uma cidade-parque na qual os laços comunitários seriam fortalecidos e o homem e a natureza conviveriam de forma harmoniosa e complementar. “Brasília é hoje uma cidade modernista cercada de condomínios fechados”, compara o quarto-secretário da Câmara para descrever o desafio da proposta.

PARCERIAS – A Quarta-Secretaria, que administra os imóveis funcionais da Câmara, firmou parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) para o desenvolvimento de uma agenda de ações culturais, esportivas e de recreação. Também estão previstas a realização de bazares e feiras de produtos orgânicos (com apoio de um restaurante natural da comercial da quadra), e a criação de uma praça de leitura com instalação de estantes de livros e rede Wi-Fi pública próximos às escolinhas da quadra.

QUADRA SUSTENTÁVEL – O Comitê de Gestão Ambiental da Câmara (EcoCâmara) promoveu treinamento de coleta seletiva dirigido a porteiros, serventes e garagistas diretamente responsáveis pelo descarte dos resíduos das residências e dos blocos de apartamentos. Ao mesmo tempo, está sendo implementado sistemas de reuso de águas cinzas e modernização dos sistemas de iluminação das áreas comuns.

AMIGA DA ESCOLA – A proposta de aproximação com a comunidade local começa nas escolinhas da quadra (Escola Classe 302 Norte e Jardim de Infância da 302 Norte). A Quarta-Secretaria da Câmara conseguiu a doação de 25 computadores e quatro mesas educacionais que usam tecnologia interativa para as crianças aprenderem brincando. Além disso, os estudantes contarão com material pedagógico oferecido pelo Grupo Positivo (livros, jogos e portal de ensino), que vai conectar a escola com o que há de mais moderno em tecnologia da educação.

A convite do deputado Canziani, que é presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso, o cartunista Ziraldo trará paras as escolinhas da quadra o seu projeto de estímulo à leitura, onde as crianças participam da confecção de um livro coletivo.

A iniciativa conta com apoio da Administração do Plano Piloto e da Secretaria de Educação do DF, que pretendem expandir a ideia para outras áreas de Brasília.

Veja o vídeo que descreve, rapidamente, o “Quadra ConVida”.