Proposta de consórcios de municípios é destaque em feira

AssCom Alex Canziani
11 de Maio de 2018 - 19:34 h

Segundo Alex Canziani, o Cindepar é um exemplo da importância dos consórcios

Os consórcios intermunicipais, que unem prefeituras da mesma região para atendimentos de necessidades, como pavimentação asfáltica, iluminação pública, destinação correta de resíduos sólidos, conservação de estradas e saúde, já são uma realidade em várias regiões do Paraná.

Nesta sexta-feira, durante o “I Workshop de Consórcios Intermunicipais, por uma gestão sustentável e eficiente dos consórcios públicos”, realizado no recinto de leilões da 46ª Expoingá, prefeitos, secretários e gestores de consórcios apresentaram uma série de exemplos de soluções obtidas a partir da união de prefeituras. A proposta do evento é potencializar a importância de entidades do gênero para a resolução dos problemas enfrentados nas cidades.

“Os municípios pequenos não têm condições de arcar com planos de gestão ambiental, fazer asfalto, manter saúde pública, mas quando o trabalho é realizado em conjunto os custos caem substancialmente”, disse o deputado federal Alex Canziani (PTB), um dos idealizadores do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Paraná (Cindepar), que hoje congrega cerca de 170 prefeituras.

Canziani citou ainda o sucesso do Cindepar, criado há quatro anos para atender apenas 11 municípios da região e que hoje, ao contrário, agrega 170 cidades do Paraná. O consórcio dispõe de mais de R$ 4,5 milhões em equipamentos, incluindo três usinas de micropavimento, uma de pré-misturado a frio (PMF), caminhões, máquinas, destocadora e extrusora, rolos compactadores e tanques-pipa.

Com jornal “Paraná Notícias”