Câmpus da UTF de Cornélio faz 25 anos
Lá em 1993 começava a funcionar, em Cornélio Procópio, no Norte do Estado, a Unidade de Ensino Descentralizada do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet). Mas o tempo passou e até o Cefet mudou. Agora é Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a primeira e única do país.
Neste dia 17 o câmpus da UTFPR em Cornélio comemora 25 anos, em evento que será realizado às 8h30 no anfiteatro da instituição. O reitor Luiz Alberto Pilatti e o diretor-geral Márcio Jacometti convidaram o deputado federal Alex Canziani (PTB) a participar do ato, que deverá reunir toda a comunidade universitária e autoridades locais e regionais.
Canziani, que preside a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, sempre apoiou o câmpus e a própria Universidade. Foi ele, inclusive, o relator, em Brasília, que aprovou a transformação do Cefet em UTFPR, em outubro de 2005. Hoje a unidade tem oito cursos superiores, três mestrados e um doutorado. Possui cerca de 3 mil universitários de toda a região e 300 servidores.
“A transformação [do Cefet] foi uma longa luta que, no fim, deu muito certo!”, comemora o parlamentar paranaense, parabenizando o câmpus procopense.
Ouça um pouco da história: