Pesquisa diz que professor quer responsabilidades

AssCom Alex Canziani
5 de agosto de 2015 - 18:38 h

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, apresentou nesta quarta-feira, em palestra promovida pela Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, uma pesquisa do instituto Ibope Inteligência realizada com mil professores do Ensino Fundamental da rede pública de todo o País. Pela amostragem, denominada “Conselho de Classe”, concluiu que o professor que ser visto realmente como um importante profissional da Educação, ter reconhecimento e também quer ter responsabilidades.

A explanação na FPE mostrou a visão dos educadores sobre o ensino no Brasil, e contou com a participação de parlamentares como o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o deputado Pedro Fernandes (PTB-MA), deputado Angelim (PT-AC), a deputada Raquel Muniz (PSC-MG) e o deputado Pedro Uczai (PT-SC).

Denis Mizne destacou a importância da palestra apresentada pela Frente Parlamentar da Educação. “É gratificante poder trazer aqui no Congresso Nacional o resultado da pesquisa Conselho de Classe. Isso serve para ouvir os professores brasileiros e tentar dar voz a esses educadores para que eles possam cada vez mais contribuir com a formulação das políticas educacionais do País, e, além disso, que a gente consiga entender melhor quem são, o que pensam e o que querem esses profissionais que dedicam a sua vida para garantir que todas as crianças brasileiras aprendam e consigam seguir o seu potencial ao longo da vida”. Mizne foi enfático: “o professor que ser visto como profissional da Educação, com reconhecimento e responsabilidades”.

PESQUISA – O que faz os olhos dos professores brasileiros brilharem? Quais são os temas que mais os preocupam? Eles se sentem ouvidos pelos tomadores de decisão? Estas e outras perguntas foram respondidas por professores de ensino fundamental da rede pública em todo o país para a pesquisa “Conselho de Classe – A visão dos professores sobre a educação no Brasil”. Encomendada pela Fundação Lemann ao Ibope Inteligência, com o apoio do Instituto Paulo Montenegro, seu objetivo é criar um espaço para dar voz aos professores.

Entre outras descobertas, os pesquisadores descobriram que o aprendizado dos alunos traz muito mais satisfação profissional (72%) que a remuneração dos professores (20%). Os ‘mestres’ também concordam (82%) que os currículos no Brasil deveriam ter uma base nacional comum e que isso facilitaria o trabalho do professor (93%).

Prevista no Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum na Educação determina os conhecimentos e habilidades mínimas obrigatórias em cada série para todas as escolas do País.

Íntegra da pesquisa:
http://www.fundacaolemann.org.br/wp-content/uploads/2015/04/conselho_de_classe.pdf