FPE apresenta pesquisa feita com professores

AssCom Alex Canziani
29 de julho de 2015 - 10:30 h

A visão dos professores sobre a educação no Brasil foi o tema de uma pesquisa realizada pelo instituto Ibope Inteligência com a participação de mil professores do Ensino Fundamental da rede pública de áreas urbanas em várias cidades. Os resultados podem ser conferidos na próxima quarta-feira, dia 5, partir das 8 horas, na palestra com o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, no Plenário 10 das comissões da Câmara Federal.

Com transmissão ao vivo pela TV Câmara, o evento faz parte do ciclo de palestras “Educação em Debate”, promovido pela Frente Parlamentar da Educação do Congresso e pela Comissão de Educação da Câmara.

PESQUISA – O que faz os olhos dos professores brasileiros brilharem? Quais são os temas que mais os preocupam? Eles se sentem ouvidos pelos tomadores de decisão? Estas e outras perguntas foram respondidas por professores de ensino fundamental da rede pública em todo o país para a pesquisa Conselho de Classe – A visão dos professores sobre a educação no Brasil.

Encomendada ao IBOPE Inteligência pela Fundação Lemann, com o apoio do Instituto Paulo Montenegro, seu objetivo é criar um espaço para dar voz aos professores, tão importantes agentes de mudança na educação. Entre outras descobertas, os pesquisadores descobriram que o aprendizado dos alunos traz muito mais satisfação profissional (72%) que a remuneração dos professores (20%).

Os ‘mestres’ também concordam (82%) que os currículos no Brasil deveriam ter uma base nacional comum e de que isso facilitaria o trabalho do professor (93%). Prevista no Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum na Educação determina os conhecimentos e habilidades mínimas obrigatórias em cada série para todas as escolas do País.

Íntegra da pesquisa:
http://www.fundacaolemann.org.br/wp-content/uploads/2015/04/conselho_de_classe.pdf