CE avança para criar Biênio da Matemática no país

AssCom Alex Canziani
14 de julho de 2015 - 20:11 h

A Comissão de Educação reuniu nesta terça-feira alguns dos maiores nomes da matemática brasileira para discutir a celebração, em 2017 e 2018, do Biênio da Matemática no Brasil. A audiência pública é pré-requisito para aprovação de uma lei incluindo a data no calendário oficial do País.

Na audiência, o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana, afirmou que a indicação do Brasil para sediar a Olimpíada Internacional da Matemática (2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (2018) expressa o prestígio dos pesquisadores brasileiros na comunidade científica internacional.“Esses eventos compõem uma oportunidade única de disseminar a importância da matemática”, acrescentou Viana.

Já o pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Artur Ávila, acredita que a Olimpíada Internacional vai ajudar a despertar o interesse do estudante brasileiro na Matemática. Vencedor ano passado da Medalha Fields, o maior prêmio internacional da Matemática, Ávila disse que as olimpíadas foram responsáveis por despertar nele o interesse por essa carreira acadêmica.

Um dos autores do requerimento, o deputado Alex Canziani (PTB-PR) ressalta a importância da realização do congresso no País: “É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no hemisfério sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, hoje celebra a conquista internacional da matemática brasileira”, lembrou o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional. “Esta conquista pode estimular a melhorarmos a qualidade da educação, que infelizmente ainda é muito baixa.”

Canziani explicou que, cumprida a exigência legal (Lei 12.345/10) com a realização da audiência pública, irá apresentar ainda neste mês o projeto de lei instituindo o Biênio da Matemática.

PARTICIPANTES – Além de Ávila, participaram da audiência pública o diretor do Instituto de Matemática Industrial (IMI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Yuan Jinyun o matemático, professor do Impa e ganhador do prêmio Balzan em 2010 por suas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos, Jacob Palis o coordenador-geral de Programas e Pesquisas em Ciências Exatas do CNPq, Alexandre Garcia da Silva e a diretora de Formação de Professores da Educação Básica do Capes, Carmen Neves.