Canziani convida Unesco para parcerias no Paraná

O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), convidou nesta quinta-feira a coordenadora do Setor Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (Unesco), Maria Rebeca Otero Gomes, para visitar Curitiba e Londrina. O objetivo é desenvolver parcerias da Unesco com os governos estadual e municipais, além de entidades como o Sesc, na área da educação. A data ainda será marcada, podendo ocorrer na primeira semana de agosto.
A Unesco desenvolve projetos de cooperação nas áreas de educação, ciências, cultura, comunicação e informações. Entre outras iniciativas, a Unesco patrocina projetos como “Escola Aberta” e “Educação para Cidadania Global”, que o deputado da educação quer levar para o Paraná.
Maria Rebeca demonstrou entusiasmo com a possibilidade de desenvolver alguns programas. “Temos uma grande vontade de voltar a desenvolver parcerias no Estado, onde já implantamos vários projetos pilotos”, explicou ela.
AÇÕES EXTENSIVAS – O programa “Escola Aberta” foi desenvolvido pela entidade no início dos anos 2000 em parceria com algumas secretarias estaduais de Educação com o objetivo de desenvolver atividades nas escolas aos finais de semana. Adotado pelo governo federal em 2004, dentro de uma política de educação integral. “A iniciativa tem resultados muito interessantes na redução da violência e envolvimento da comunidade nas escolas”, lembra o presidente da frente.
Já o projeto “A Educação para a Cidadania Global” equipa estudantes de todas as idades com valores, conhecimento e habilidades que incutem o respeito por direitos humanos, justiça social, diversidade, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental, além de empoderar os aprendizes para que se tornem cidadãos globais responsáveis. A ECG oferece aos estudantes as competências e a oportunidade de compreender seus direitos e suas obrigações para que, assim, promovam um mundo e um futuro melhores para todos.