Inep treina para censo escolar na área de Londrina

A coordenadora do programa Censo Escolar, Célia Cristina de Souza Gedeon Araújo e a coordenadora estadual, Karla Tereza Jurgensen, estarão em Londrina dia 26 realizando treinamento com técnicos e secretários municipais de Educação da região para preenchimento e formulação de propostas de convênios que fomentam a execução do Censo Escolar da Educação Básica. O evento, denominado “Encontro Regional de Formação e Orientação”, será das 10 às 12 e das 14 às 17 horas no auditório do Iapar (Rodovia Celso Garcia Cid, km 375).
Segundo o idealizador do evento e presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), a proposta é esclarecer dúvidas e apresentar sugestões de melhoria dos conceitos e orientações constantes no caderno de instruções do Censo Escolar: “Percebemos que existem muitos secretarias municipais com problemas no preenchimento correto do chamado ‘Educacenso’, daí porque decidimos promover o encontro”, justifica o parlamentar paranaense.
Sem o devido preenchimento, o município fica fora do Censo Escolar e pode até inviabilizar, por exemplo, a transferência de recursos públicos para alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, para a execução do programa “Dinheiro Direto na Escola” e até do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
NÚMEROS – O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Trata-se do principal instrumento de coleta de informações e de diagnóstico da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).
O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar. Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.
Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono, transferência, falecimento) escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.
Mais informações sobre o “Encontro Regional de Formação e Orientação” de Londrina podem ser obtidas no (43) 3356-1414, com Nádia ou Maria Inês.