Para pesquisas, meditação é importante no ensino

A importância da meditação na educação e qualidade de vida é o tema do seminário promovido pela Frente Parlamentar da Educação no Congresso e pela Comissão de Educação da Câmara, no próximo dia 10 de junho. A apresentação será dos neurocientistas Alarik e Cynthia Arenander, que têm realizado pesquisas pioneiras na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles na Penn University, em Hershey na MERU na Suíça na Universidade de Wisconsin, em Madison e na Maharishi University of Management, em Fairfi.
Durante a apresentação, que faz parte do ciclo de palestras “Educação em Debate”, os pesquisadores farão demonstração eletroencefalográfica ao vivo, mostrando como o funcionamento cerebral pode desenvolver-se a partir da meditação, com repercussões na educação, criatividade e bem estar.
A iniciativa é do presidente da frente, deputado Alex Canziani (PTB-PR), que ressalta o prestígio dos palestrantes na comunidade científica internacional: “Os doutores Alarik e Cynthia são autoridades mundiais em tecnologias baseadas na consciência para aprimorar o funcionamento cerebral e capturar a essência da plasticidade e adaptabilidade do funcionamento cerebral, para promover coerência máxima e apoiar o crescimento a níveis mais altos de realização”.
CURRÍCULOS – Desde 1999, Alarik é diretor do Iowa’s Brain Research Institute, em Fairfield – Iowa. A sua pesquisa é focada principalmente no desenvolvimento do cérebro, sobre a relação do cérebro e a consciência e o papel do ambiente e da experiência no aproveitamento do pleno potencial da neuroplasticidade para maximizar o potencial criativo e o bem-estar.
Já Cynthia Arenander foi diretora da Maharishi Vedic University, em San Diego – Califórnia e professora associada na Maharishi University of Management. Ela tem desenvolvido cursos sobre o cérebro feminino e apresentado ao redor do mundo diversos cursos sobre a dinâmica baseada na consciência, incluindo o modelo da fisiologia védica.
O evento será no próximo dia 10 de junho, das 8 às 9 horas da manhã, no Plenário 10, Anexo II, da Câmara dos Deputados, com transmissão ao vivo pela TV Câmara(http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/).