Aprovada audiência para criar Biênio da Matemática

A Comissão de Educação da Câmara aprovou nesta quarta-feira requerimento para a realização de audiência pública visando discutir a proposta de criação do “Biênio da Matemática 2017–2018”. A Audiência, com data ainda a ser marcada, é pré-requisito para inclusão da celebração no calendário oficial, marcando a realização no Brasil, em 2018, do Congresso Internacional de Matemáticos (IMC).
Um dos autores do requerimento, deputado Alex Canziani (PTB-PR), ressalta a importância da realização do congresso no Brasil: “É a primeira vez, em 110 anos de realização, que o Congresso Internacional de Matemáticos acontece no Hemisfério Sul. O Brasil, que sempre colecionou maus resultados no desempenho dos seus estudantes na matemática, hoje celebra a conquista do nobel da matemática”, lembrou ele, se referindo a Artur Ávila, que é um dos convidados para a audiência pública, ainda sem data marcada.
MEDALHA – O matemático brasileiro Artur Ávila, de 35 anos, recebeu em agosto do ano passado a ‘Medalha Fields’, popularmente conhecida como o “Nobel da matemática”. A entrega do prêmio ocorreu na abertura do 27º Congresso Internacional de Matemáticos, em Seul, na Coreia do Sul. Ávila é o primeiro ganhador do prêmio na América Latina.
Serão convidados para a audiência pública na Câmara os seguintes debatedores: Marcelo Viana, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) Cesar Camacho, Diretor-Geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Arthur Ávila, pesquisador do Impa e ganhador da “Medalha Fields” Yuan Jinyun, Diretor do Instituto de Matemática Industrial (IMI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).