Projeto Conhecer ajuda na sala de aula

AssCom Alex Canziani
15 de Maio de 2015 - 14:31 h

Motivar os alunos a desenvolverem hábitos e atitudes positivas em relação aos conhecimentos e melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas são dois dos objetivos do “Projeto Conhecer”, programa bienal e meritocrático lançado hoje de manhã pela Secretaria de Educação de Londrina e pelo deputado federal Alex Canziani, idealizador do projeto, que mais uma vez será realizado através de uma parceria entre a prefeitura e o parlamentar. O lançamento, no auditório do Instituto Politécnico de Londrina (Ipolon), reuniu boa parte dos professores multiplicadores, que serão os responsáveis pela disseminação do programa em sala de aula.

O Projeto Conhecer promove a participação da comunidade escolar (pais, professores e alunos) nas ações da escola, motiva e desenvolve bons hábitos, ajuda a qualificar a educação e incentiva os estudantes a aprimorarem os seus conhecimentos. O programa vai premiar dez alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e seus professores, com uma viagem de avião e dois pernoites em Itupeva, região de Campinas (SP), com tudo pago (exceto despesas pessoais), para momentos de diversão no prestigiado parque aquático Wet’n Wild, reconhecido nacionalmente. O grupo embarca no final do ano, em data a ser definida.

O programa entra na sua sexta edição, sendo cinco realizadas através da parceria com a SME de Londrina.

PARTICIPAÇÃO – A rede municipal de ensino de Londrina tem 6.322 alunos no 5º ano. São 276 turmas em 84 escolas. Para participar do concurso, a escola interessada deverá se inscrever na secretaria até dia 15 de junho. O contingente dos alunos das escolas participantes deverá obter notas médias bimestrais acima de 7,0 em todas as disciplinas, durante o 2º e 3º bimestres deste ano letivo, e alcançar pelo menos 85% de frequência presencial nas salas de aula. Será feito um sorteio no fim do ano para a definição dos premiados.

Na edição anterior, realizada em 2013, participaram do sorteio 1.532 alunos de 72 escolas: “Desta vez eu quero crer que todas as escolas participarão”, destacou Alex Canziani durante o lançamento, que também contou com a presença da secretária municipal de Educação Janet Thomas, representando o prefeito Alexandre Kireeff, e de ex-integrantes que participaram dos projetos passados. “Eu tenho um carinho muito grande por este projeto porque eu sei do alcance e de seu benefício para o aluno”, salientou o deputado da educação, durante a apresentação do regulamento.

IMPORTÂNCIA – No lançamento, Janet Thomas destacou a relevância do projeto. “É uma ação muito importante, porque é a única que é proativa em relação à frequência escolar e não somente à nota. Este projeto incentiva a qualidade da educação.” Janet também falou sobre os ganhos que o projeto traz à vida dos estudantes: “O estímulo do aluno por ter a possibilidade de viajar de avião e ir a um parque como este já traz um efeito enorme, pois ele tem que se esforçar para chegar ao objetivo. Além disso, a experiência mostra, para as crianças, que os sonhos podem ser realizados e que elas podem sonhar com outras coisas”, ressaltou.

O sorteio do Projeto Conhecer será dividido. Serão dois alunos das escolas inscritas de cada região: norte, sul, leste, oeste e distritos. As escolas da região central serão distribuídas para as cinco regiões de maior proximidade, conforme divisão geográfica da Secretaria de Educação.

Mais informações sobre o Projeto Conhecer poderão ser obtidas aqui no site www.alexcanziani.com.br ou com a coordenação do programa no (43) 3356-1414.

COM N.COM, PREFEITURA DE LONDRINA