Norte do PR tem pelo menos 19 cursos de engenharia

O câmpus de Apucarana da Universidade Tecnológica do Paraná recebeu sexta-feira, dia 20, os primeiros alunos do curso de Engenharia Civil, implantado recentemente na instituição. A aula inaugural aconteceu com a palestra “O Mercado da Engenharia Civil: Desafios e Oportunidades”, pelo engenheiro, professor e mestre de Curitiba Luiz Capraro, conselheiro do CREA-PR.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), pesquisas de diferentes instituições, e inclusive da iniciativa privada, apontam que existe uma grande necessidade de criação de cursos superiores (bacharelado) gratuitos de engenharia em universidades e faculdades públicas do Norte do Estado. “Nos últimos anos intensificou-se a instalação de cursos do gênero no Norte do Estado. Nós mesmos estamos ajudando a concretizar. Se formos contar tudo, já são pelo menos 19 cursos de cinco instituições de renome estadual e nacional, mas precisamos de mais”, analisa o parlamentar paranaense.
E já é possível levantar um quadro regional. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a primeira e única do Brasil, e cuja reitoria fica em Curitiba, resolveu ampliar a oferta de formações acadêmicas do gênero na região. A unidade de Apucarana, por exemplo, já tem os cursos de Engenharia Têxtil e Química (além do Civil), e agora articula as instalações dos cursos de Engenharia Elétrica e o de Computação.
Já o câmpus de Cornélio Procópio oferece Engenharia Eletrônica, Mecânica, Elétrica, de Software, Controle e Automação e Engenharia de Computação.
O câmpus de Londrina, por sua vez, tem as engenharias Ambiental, de Materiais, Mecânica e de Produção, que se somam aos de Engenharia Civil e Elétrica da Universidade Estadual de Londrina.
E tem ainda o câmpus avançado da Universidade Federal do Paraná em Jandaia do Sul, que oferece cursos superiores nas engenharias Agrícola, de Produção e de Alimentos. Todas elas perfazem 19 cursos.