Deputados iniciam ‘Câmara Itinerante’ pelo Paraná

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, instala nesta sexta-feira, dia 20, em Curitiba, o programa “Câmara Itinerante”, que vai levar a Câmara dos Deputados para diferentes regiões do País. A proposta é fazer com que os parlamentares ouçam as necessidades locais, acolham sugestões e ampliem a agenda legislativa nacional. Segundo o deputado Alex Canziani, um dos secretários da Mesa Executiva da Câmara, a iniciativa tem por objetivo reforçar o papel da Câmara no fortalecimento do pacto federativo, por meio da aproximação entre o Parlamento brasileiro e a população dos estados e municípios, colaborando para o pleno exercício da representação nas esferas federal, estadual e municipal. A primeira edição do programa acontecerá na Assembleia Legislativa do Paraná e deverá durar todo o dia.
DEBATE E PARTICIPAÇÃO – O programa Câmara Itinerante pretende promover o amplo debate de temas nacionais e regionais, com intercâmbio de informações e acolhimento de sugestões que possam pautar as ações da Câmara dos Deputados. A iniciativa consiste na realização de reuniões em diferentes espaços com a participação de parlamentares e outros agentes políticos titulares de mandato, além de representantes dos diversos segmentos da sociedade.
Durante os encontros, será distribuído material institucional informativo, preferencialmente com conteúdo de utilidade pública, produzido pela Câmara dos Deputados. Os participantes também vão debater questões sociais e realizarão visitas a instituições que atuem na promoção dos temas sociais em debate. Também serão realizadas atividades externas relacionadas aos temas em discussão.
Em cada cidade, a TV Câmara irá ouvir a população local e estimular o cidadão a fazer perguntas a serem respondidas pelo presidente da Câmara dos Deputados ou por outro parlamentar da Casa. Perguntas e respostas serão exibidas pela emissora ao longo da programação.
Em período que antecede as reuniões, o portal e-Democracia oferecerá ambiente virtual próprio para que a sociedade apresente perguntas e sugestões sobre os temas debatidos, a fim de se construir colaborativamente uma agenda de amplitude nacional. Durante o mesmo período, a população também poderá se manifestar pelo Disque-Câmara (0800-619-619). A qualquer tempo, o cidadão poderá encaminhar ao presidente da Câmara, por meio desses canais, contribuições para os debates.
TRANSPARÊNCIA – A Câmara publicará, em seu portal de internet, todas as informações institucionais sobre o programa Câmara Itinerante, os registros das reuniões produzidos nos diferentes suportes e materiais adicionais que tiverem sido apresentados pelos participantes. Esses conteúdos, bem como a consolidação da participação popular ao longo do projeto, ficarão disponíveis para consulta por qualquer cidadão.
Paralelamente, o portal “e-Democracia” manterá públicas todas as ocorrências de interação virtual dos parlamentares com a sociedade e as manifestações dos cidadãos durante o período de reuniões nos estados.
Com Agência Câmara