Pregão inicia série de capacitação do Cindepar

AssCom Alex Canziani
9 de junho de 2017 - 10:33 h

Um grupo de 40 pregoeiros e servidores administrativos de 15 prefeituras vinculadas ao Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar) participou, em Londrina, do curso presencial de “Pregão Eletrônico”, oferecido gratuitamente pelo consórcio em parceria com a renomada Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), do Ministério do Planejamento.

A capacitação foi a primeira oferecida pelo Cindepar, que pretende expandir a oferta de cursos do gênero nos próximos meses, especialmente pela modalidade do Ensino à Distância (EAD). O consórcio, criado em 2013, congrega hoje 135 municípios.

O objetivo do curso, realizado dias 8 e 9 deste mês na unidade local do Instituto Federal do Paraná (IFPR), foi oferecer conhecimentos aos servidores responsáveis pelos pregões municipais, de forma a possibilitar a realização de certames públicos cada vez mais justos, eficientes e transparentes. Foram disponibilizadas 40 vagas, todas ocupadas, para uma carga horária de 16 horas. Os integrantes receberão certificados de participação.

A capacitação oferecida é uma das especialidades da ENAP, que disponibilizou para o Cindepar o professor Paulo Mendonça, especialista em Direito Tributário e chefe das Licitações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A proposta do curso partiu do diretor-executivo do consórcio, Arquimedes Ziroldo, e foi viabilizada por meio do deputado federal Alex Canziani (PTB), idealizador do Cindepar: “Esta é apenas a primeira de uma série de capacitações que iremos realizar. Já estamos vendo outras possibilidades para levar mais benefícios aos municípios do nosso consórcio”, salienta o parlamentar.

VÁRIAS FRENTES – Quando foi criado, o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná atuava oferecendo uma alternativa mais barata para o recape de vias urbanas. Hoje, porém, a realidade é outra: a gestão do Cindepar articula para começar a fabricar tubos de concreto (manilhas) para suprir a demanda de galerias pluviais das suas cidades, de forma a possibilitar, inclusive, a realização de pavimentações completas de ruas e avenidas.

Além do viés do asfalto, o Cindepar começa a enveredar também na promoção de cursos de capacitação funcional (o oferecido pela ENAP foi o primeiro), e já pensa em expandir suas ações para promover, por exemplo, uma política educacional unificada que beneficie as prefeituras associadas.

Veja fotos do curso aqui.