Pronatec faz dois anos atendendo 4,6 milhões

AssCom Alex Canziani
9 de outubro de 2013 - 23:08 h

 

O governo está investindo R$ 14 bilhões no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa, que completa dois anos neste mês de outubro, já alcançou 4,6 milhões de pessoas. E o Ministério da Educação vai destinar R$ 575 milhões a entidades do Sistema S para a execução da “Bolsa Formação”, através do Pronatec.

O Programa funciona em três eixos. Primeiro, oferece ensino técnico para quem está cursando o ensino médio segundo, oferece mais e melhores oportunidades de qualificação profissional para o jovem ou o adulto que procura melhor formação e, terceiro, oferece cursos para as pessoas cadastradas no programa “Brasil sem Miséria”. Segundo a presidente Dilma, o Brasil nunca teve um programa de formação profissional com a dimensão do Pronatec.

O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), reitera a importância do programa: “A educação profissional hoje é um dos principais caminhos para a entrada no mercado de trabalho e para a conquista das melhores vagas nas melhores empresas”, afirmou.

Canziani foi um dos responsáveis pela aprovação do programa. “Fomos um dos relatores da Lei que criou o Pronatec aqui na Câmara. E é com alegria que reitero que o programa é um grande sucesso porque está viabilizando a oportunidade para aqueles que não podem ou não têm tempo para fazer um curso superior normal”, salienta o deputado da educação.

Dos beneficiados do Pronatec, 70% são jovens com até 29 anos, 60% são mulheres e um terço das matrículas é no Nordeste. O programa está em mais de 3.200 municípios, em todos os estados do país.