Constituição garante estabilidade do país, diz Canziani

AssCom Alex Canziani
9 de outubro de 2013 - 20:56 h

 

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira, sessão solene para homenagear os 25 anos de promulgação da Constituição de 1988. No evento, os chefes dos Três Poderes, constituintes e jornalistas receberam a medalha Assembleia Nacional Constituinte.


Ao abrir a sessão, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, ressaltou que a Carta marca o fim do período autoritário no Brasil. Alves também ressaltou que a Carta estabeleceu a independência dos poderes e a austeridade fiscal.

O deputado Alex Canziani (PTB-PR) lembra que, apesar de não ter participado do processo, esteve na Câmara dos Deputados durante a Constituinte. “Estive aqui em Brasília à época da Constituinte, eu era estudante de Direito. Fiquei fascinado com o processo todo de preparação da nossa Carta Magna. Tive o privilégio de conhecer os principais parlamentares que estavam envolvidos na elaboração da Carta, como o deputado Ulysses Guimarães”, salienta.

Relembrando o passado, Canziani também destaca o presente. “E hoje acompanhei a sessão solene em homenagem à nossa Constituição, como deputado federal, o que é uma alegria muito grande”, afirmou.

O parlamentar definiu os principais feitos da Constituição de 1988. “Estou certo de que o grande legado da nossa Constituição, além dos direitos individuais dos cidadãos, é a garantia de estabilidade do país. O Brasil passou por várias crises ao longo desses anos, mas sempre num espírito democrático. Não houve qualquer preocupação em relação à ruptura do regime democrático”, salientou Canziani.

Apesar de todas as emendas que a Carta Magna sofreu, para o deputado o texto principal está intacto. “&Eacute fato que algumas alterações foram feitas na nossa Carta no entanto, a ideia principal, sua estrutura continua a mesma. E isso é fundamental para nossa democracia e garantias dos direitos da pessoa”, destacou o deputado paranaense.

Foram homenageados com medalhas de ouro a presidente da República, Dilma Rousseff o presidente do Congresso, Renan Calheiros e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. O presidente da Câmara dos Deputados também recebeu medalha de ouro.