Inscrições do Parlamento Jovem terminam em junho

Alunos do Ensino Médio (2º e 3º ano) de Londrina, que tenham entre 16 e 22 anos de idade, têm até dia 3 de junho para inscrever suas propostas de projeto de lei para participarem da seleção que indicará os integrantes paranaenses deste ano do “Parlamento Jovem Brasileiro”, promovido pela Câmara dos Deputados. O programa é uma oportunidade para que jovens possam conhecer e experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais. A edição de 10 anos do PJB será realizada entre 22 e 27 de setembro, e vai reunir 78 estudantes de todos os Estados, sendo cinco do Paraná.
Um encontro realizado na noite de ontem, no escritório parlamentar regional de Londrina do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), serviu para esclarecimentos de diretores e supervisores de escola. Mais de 35 pessoas compareceram.
A data do dia 5 foi sugerida pelo Núcleo Regional de Educação. Até lá, os estudantes devem preparar e entregar a formatação de seus projetos. O prazo legal, porém, vai até dia 14 de junho, quando os estudantes deverão entregar suas inscrições na diretoria de sua escola, de acordo com o calendário divulgado pela comissão organizadora da Câmara dos Deputados. Do dia 14 ao dia 5 de julho será o prazo para a entrega dos projetos pré-selecionados pelas secretarias de Educação ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Brasília, que fará a seleção dos trabalhos. A divulgação do resultado do processo seletivo sairá dia 19 de agosto na página do PJB na internet.
Segundo o deputado Alex Canziani, o programa da Câmara é importante para estimular o espírito de cidadania do jovem e motivá-lo a praticar a boa política: “Eles [estudantes] também terão a oportunidade de apontar soluções para os problemas do país”, salientou o deputado da educação, que também é membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
O QUE É – O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá houve a participação de 690 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Só Londrina já teve quatro deputados jovens desde 2009.
Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.
VIVÊNCIA – Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.
PROPOSTAS – O estudante interessado em participar do PJB deverá elaborar um projeto de lei pensando na realidade do país (não somente do Estado ou da sua cidade), observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei. As áreas a serem abordadas são Agricultura e Meio Ambiente Saúde e Segurança Pública Economia, Emprego e Defesa do Consumidor Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Os selecionados terão suas despesas em Brasília custeadas pela Câmara dos Deputados (transporte aéreo, traslado aeroporto/hotel/aeroporto em Brasília, acomodação durante todo o período do evento, alimentação, atendimento médico emergencial, entre outras).
No Paraná, a coordenação estadual do PJB fica na Diretoria de Política e Programas Educacionais da Secretaria de Educação, em Curitiba (telefone 41 3340-1527). Mais informações sobre o Parlamento Jovem Brasileiro podem ser obtidas neste endereço.