Câmara homenageia 100 anos da UFPR

A Câmara dos Deputados homenageou ontem a Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo centenário de existência. A instituição completou cem anos em 19 de dezembro de 2012. A solenidade no plenário contou, entre outras pessoas, com a participação de autoridades e lideranças, como o ministro do Superior Tribunal de Justiça, o paranaense Sérgio Kukina, e o ex-presidente da OAB do Paraná, José Lúcio Glomb.
O reitor Zaki Akel Sobrinho falou aos parlamentares sobre os projetos da universidade. Lembrou que a comunidade universitária é composta por mais de 40 mil pessoas, entre docentes, técnico-administrativos e estudantes.
Zaki Akel ressaltou que a instituição paranaense é a mais antiga universidade do Brasil, fundada em 1912, e tem um século de contribuição para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural do Paraná e do Brasil, “proporcionando a emancipação intelectual do nosso povo, sonhada por nossos fundadores, Vitor do Amaral e Nilo Cairo”. Akel disse que “nestes cem anos, formamos os maiores talentos em diversas áreas, profissionais-cidadãos que transformaram nossa sociedade, além da vigorosa participação na preparação das licenciaturas, formando os quadros docentes para as demais universidades e faculdades do estado e do país.”
Ainda de acordo com o reitor, os professores tiveram papel fundamental na criação das companhias de energia elétrica, de saneamento, no projeto e construção de estradas, portos e usinas hidroelétricas, como a Itaipu.
Também presente ao evento, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), destacou, na tribuna, a relevância da universidade paranaense para o Paraná e para o país. “Aproveito para ressaltar que a instituição é uma das melhores do país e é motivo de muito orgulho, e ao longo desses cem anos tem desenvolvido um trabalho significante na formação de talentos que fazem a diferença para o Estado e para o país”, destacou o parlamentar paranaense, que também é membro da Comissão de Educação da Câmara.
O deputado da educação lembrou ainda que agora a universidade está abrindo mais um câmpus no Estado. “Também é com orgulho que destaco a relevância da instituição nos grandes momentos da nossa história, como a sua participação na redemocratização do país”, salientou Canziani.