Rede da Educação vai unir escolas

A emblemática frase “a união faz a força” foi a tônica no lançamento da “Rede da Educação”, um serviço educacional instituído pelo deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) para congregar instituições públicas de ensino (municipais e estaduais). O evento, realizado ontem à noite em Londrina, reuniu 102 pessoas no auditório da Associação de Senhoras de Rotarianos, público formado por diretores e professores da região.
“Queremos oferecer um meio para que as escolas possam se relacionar com mais eficiência, sempre em busca de uma educação básica de qualidade”, esclarece o parlamentar paranaense, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Educação do Congresso Nacional e é membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
O deputado da educação esclarece, inclusive, que nada impede o ingresso na rede de escolas particulares e de instituições federais no futuro: “Mostraremos as boas notícias que as escolas produzem, e são muitas boas notícias, que infelizmente nem sempre a imprensa dá”. A proposta, além de ajudar a qualificar a educação, é também utilizar a rede para ajudar a resolver as demandas existentes nas unidades.
Um dos que deverão contribuir para o projeto é o ex-prefeito de Apucarana, Walter Pegorer, que já montou uma rede similar eficiente naquele município durante a sua gestão. Ele esteve presente no lançamento da “rede da Educação” e falou aos convidados, e aproveitou para abordar sobre a importância do ensino em tempo integral, que ele também implantou naquela localidade.
A proposta da Rede é congregar as instituições para troca de experiências, ideias e, também, facilitar e possibilitar a obtenção de recursos para investimentos em suas unidades, sempre procurando atender à demanda existente.
Um dos primeiros passos para a efetivação da Rede da Educação será a instrumentalização das escolas interessadas em ingressar. Cada unidade deverá implantar mecanismos técnicos que possibilitem a abertura de um canal de comunicação com a rede. Para isso, visitas serão realizadas nas escolas para as orientações necessárias, o que deve acontecer nas próximas semanas. Uma das ferramentas será a implantação de um portal na internet. O endereço eletrônico para a formação da rede na web entrará no ar em data ainda a ser comunicada.