Colégio do Vista Bela de Londrina vai sair do papel

A Secretaria Estadual de Educação deve abrir no próximo mês o edital para construção de um colégio no Residencial Vista Bela, na Zona Norte de Londrina. O bairro conta com mais de 2,7 mil moradias e foi considerado o maior canteiro de obras do programa “Minha Casa, Minha Vida” no país. A construção durou cerca de dois anos, mas os governos municipal e estadual não planejaram a tempo a implantação de equipamentos públicos.
O colégio está projetado com cerca de 3 mil metros quadrados de área construída. O imóvel terá dois pavimentos com 24 salas de aula ao todo e capacidade para atender mais de 1,5 mil estudantes. A obra está estimada em R$ 6 milhões.
”Engenheiros estão terminando os estudos para esse colégio. Eles já realizaram a sondagem, exame topográfico e planialtimétrico. Depois é só encaminhar os dados para Curitiba”, explicou a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Lúcia Cortez.
O NRE anunciou a construção ontem durante solenidade que contou com a presença do vice-governador e secretário estadual de Educação, Flávio Arns. A construtora Protenge foi homenageada por participar dos estudos na área de construção do colégio no Vista Bela, sem quaisquer custos. A contribuição da construtora foi obtida por intermédio do deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) visando reduzir o cronograma da obra.
Flávio Arns disse que a expectativa é concluir no próximo trimestre. Ele espera assinar a ordem de serviço em dezembro. ”A licitação tem um prazo, mas após o processo tem que esperar possíveis recursos. Como é difícil ter recursos judiciais, em virtude da boa elaboração do edital, imagino que todo o processo esteja concluído esse ano”, disse. O secretário adiantou que o colégio vai atender em período integral. A expectativa é que a escola comece a funcionar a partir do ano letivo de 2014.
No evento, realizado no auditório do Iapar, o governo repassou R$ 1,4 milhão em equipamentos para colégios que compõem a rede estadual de Londrina. A verba é proveniente de emenda parlamentar de Canziani.
INSPEÇÕES – Arns também visitou ontem dois colégios da rede estadual de Londrina, composta por 72 unidades. No Colégio Estadual Maria José Aguilera, no Conjunto Cafezal IV (Zona Sul), o vice-governador inspecionou salas de aula, laboratórios e até a cozinha.
Ele ouviu de servidores as necessidades básicas do colégio, que atende 1,6 mil estudantes. ”São pequenos detalhes que precisam ser revistos e reparados. A pintura é nossa maior necessidade”, explicou o diretor Norberto Giacomini.