Mercadante quer votação do PNE ainda neste semestre

AssCom Alex Canziani
14 de Março de 2012 - 20:04 h

O Ministro da Educação, Aloysio Mercadante, esteve nesta quarta-feira na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para falar das ações do MEC na sua gestão.

O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), membro da Comissão, avalia como positiva a participação do ministro: “Gostei muito da fala dele. Avalio que ele é uma pessoa muito competente e acredito que fará um belo trabalho na educação”, salientou o deputado da educação.

 “A principal reivindicação de Mercadante é para que votemos o Plano Nacional de Educação ainda neste semestre. Por conta das eleições municipais no segundo semestre ele teme que não seja votado neste ano. Temos que chegar ao um acordo para a aprovação do PNE quanto ao percentual do PIB que deve ser investido na educação”, esclareceu o parlamentar paranaense.
O Governo, que queria 7% do PIB investido em educação, aceita negociar até 8%. No entanto, entidades ligadas ao ensino e à sociedade civil anseiam por 10%, “então temos que buscar um acordo para poder aprovar o projeto”.
Outra questão importante do PNE – diz Canziani – é a questão do Piso Nacional dos professores. “Muitos estados e municípios alegam que não têm condições de pagar o piso, que hoje é de um pouco mais de R$ 1.400,00. Uma das minhas principais preocupações é justamente com a valorização do professor, não é possível discutir educação de qualidade sem a valorização do professor. Portanto, vamos trabalhar em torno dessas questões para costurar acordos e votar o PNE antes de julho”, destaca.