Dilma sanciona o Pronatec
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira o projeto de lei que cria o Pronatec, programa de expansão da rede de atendimento da educação profissional e tecnológica.
Pelo programa, serão criadas cerca de 8 milhões de vagas em cursos profissionalizantes. De acordo com o Ministério da Educação, serão gastos R$ 24 bilhões no programa até 2014.
Para ampliar as vagas, o governo pretende construir 208 novas unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Para os estudantes de escolas técnicas privadas haverá a possibilidade de recorrer ao Fies (programa federal de financiamento estudantil).
Dilma qualificou o Pronatec como “a maior reforma da educação profissional” da história do país. Aprovado pelo Congresso, a proposta votada na Câmara dos Deputados teve como um dos relatores o deputado Alex Canziani (PTB-PR), na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Canziani destaca que o projeto é um dos mais importantes deste ano. “O Pronatec deve viabilizar uma grande necessidade que o país tem: a mão de obra qualificada. O Brasil vive atualmente um verdadeiro ‘apagão’ em termos de profissionais qualificados”, salientou Canziani, que é membro da Frente Parlamentar da Educação Profissional e Tecnológica e presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional.
(Com Folha de S. Paulo)