Petebistas do Vale do Ivaí têm até dia 5 para apresentar comissões provisórias

Os filiados do PTB nos municípios do Vale do Ivaí têm até; dia 5 de agosto para entregar, ao diretório estadual do partido, a lista com os nomes de suas executivas provisórias para posterior avaliação e aprovação, já visando as eleições municipais do próximo ano. A informação foi passada pelo presidente estadual, deputado Federal Alex Canziani, em uma reunião realizada hoje de manhã em Apucarana, que reuniu filiados de 22 dos 26 municípios da região. De acordo com o calendário eleitoral, as filiações e organizações do partidos precisam ser definidas até; 7 de outubro deste ano – um ano antes do pleito – para estarem legalizadas na eleição.
Alex Canziani explica que, em fevereiro, a executiva nacional do PTB decidiu dissolver todos os diretórios municipais para proporcionar uma reestruturação do partido em todo o país e melhorar o desempenho eleitoral dos seus candidatos. A meta, no Paraná, é; fazer o partido crescer 30% nas próximas eleições. “Por isso estamos trabalhando em cima do calendário. Os nossos filiados têm que encaminhar as documentações das provisórias nos prazos estipulados para que a estadual possa deliberar. Desta forma, o partido entrará melhor na disputa eleitoral e com isso terá chances de obter melhores resultados”, salienta o presidente. “Acabou o amadorismo, inclusive na política”, diz Canziani.
REFORMA POLÍTICA – Durante o encontro, Alex Canziani abordou també;m alguns detalhes da reforma política que tramita no Congresso Nacional. Ele disse que dificilmente haverá mudanças “de impacto” para a eleição de 2012: “Não deverá ter reforma [política] porque não existe consenso no Congresso”.
O presidente do PTB també;m destacou que é; importante os vereadores da atual legislatura definirem “o quanto antes” o número de vereadores nos seus municípios, seja para aumentar, para diminuir ou para manter como está, pois o processo eleitoral do próximo ano passa por estas definições.
A questão da prestação de contas també;m será importante para os candidatos e os partidos. Segundo especialistas em Direito Eleitoral, as decisões eleitorais e e a efetivação dos mandatos estão cada vez mais judiciais. Qualquer irregularidade pode tirar o mandato de prefeitos e vereadores.