Fórum Estadual de Educação debate PNE

AssCom Alex Canziani
23 de Maio de 2011 - 16:49 h

 

Foi aberta hoje de manhã, no campus Curitiba da UTFPR, a primeira sessão de debate promovida pelo Fórum Estadual de Educação, que discute o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2011/2020. A iniciativa, que deve se encerrar no dia 20 de junho, após ter passado por diversas cidades do Estado, será concluída com uma proposta para o PNE que será entregue ao relator do projeto no Congresso Nacional, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR). A princípio, estão previstas sessões de debate ainda em Paranaguá, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, Guarapuava, Jacarezinho e Ponta Grossa.

Na abertura oficial dos trabalhos, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, citou um desafio, que é; a relação entre matrículas em cursos superiores e em cursos té;cnicos profissionais, que é; de seis para um e que precisa ser revista.

Representação foi o tema levantado por outros membros da mesa. A presidenta da APP, Marlei Fernandes, disse ser fundamental, na discussão do PNE, que os estudantes també;m sejam ouvidos. O reitor da UFPR, Zaki Akel Filho, també;m observou que a participação deve ser ampla e que, das diversas discussões já havidas sobre o PNE, o atual Forum é; o momento de dar organicidade a estas discussões.

O vice-governador e secretário estadual da Educação, Flávio Arns, reiterou que as propostas por um novo PNE têm de significar melhoria nas verbas destinadas ao setor. “Educação é; prioridade, mas é; prioridade que tem de estar no orçamento, se não é; só debate, só ideia”, disse.

Foi o que també;m defendeu a diretora de articulação da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), Zé;lia Marochi. Ela lembrou que, no âmbito da Conferência Nacional de Educação, já fora aprovada a resolução pela destinação do equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação.

PRESENTESPara a abertura estiveram presentes, ainda, os reitores da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli; e do Instituto Federal do Paraná, Irineu Colombo; o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani; e a superintendente da Secretaria de Estado da Educação, Meroujy Cavet.

 </?xml:namespace>

(COM APP SINDICATO)