IFPR deverá ganhar campus em Londrina

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) recebeu, na manhã de ontem, a garantia, por parte da Prefeitura de Londrina, que terá uma área de 66.326 m² no Conjunto Ouro Verde, na região norte da cidade. O projeto de lei solicitando a doação de terreno público foi assinado pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) e terá que ser aprovado pelos vereadores.
O imóvel que deverá ser liberado para o IFPR fica na Avenida Liberdade, em frente ao Conjunto Ruy Virmond Carnascialli (Região Norte). Ali deverá funcionar o campus. Hoje, a UTFPR tem apenas uma unidade instalada no Jardim Dom Bosco, na Região Oeste, cuja viabilidade teve a participação direta do deputado federal Alex Canziani (PTB), hoje presidente da Frente Parlamentar de Educação do Congresso Nacional.
MAIS CURSOS – O novo empreendimento atenderá prontamente a necessidade de oferecer mais cursos té;cnicos. Hoje, o IFPR trabalha com Té;cnico em Prótese Dentária, Té;cnico em Enfermagem, Té;cnico em Massoterapia, Té;cnico em Informática para Internet e Té;cnico em Saúde Bucal, alé;m de um curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O investimento será de R$ 10 milhões, sendo R$ 5 milhões da administração municipal e o restante de responsabilidade da instituição educacional. A possibilidade de criação de novos cursos vai depender da demanda no município.
Segundo o prefeito, Londrina ganha com a instalação de mais um empreendimento educacional com características té;cnicas. “Já temos a presença da UTFPR. També;m vamos trabalhar para encaminhar os alunos formados ao mercado de trabalho londrinense, fomentando a nossa economia. Alé;m disso, a região norte carecia de uma universidade”, comentou.
De acordo com a diretora do Campus Londrina do Instituto Federal do Paraná, Edilomar Leonart, o objetivo é; ofertar ensino gratuito para toda a população. “Com a parceria do município, a possibilidade de crescimento é; maior, possibilitando que desde cursos té;cnicos até; pós-graduação sejam oferecidos”, disse.
Para o deputado Alex Canziani, a conquista do campus era realmente o próximo passo em favor da universidade: “Trata-se de uma boa notícia que o prefeito está nos dando. Com o campus a universidade vai poder ampliar a sua oferta para a comunidade”, destaca o parlamentar londrinense, que també;m é; membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
O IFPR é; uma Instituição Pública e gratuita de Educação Profissionalizante, que transformou a Escola Té;cnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Como o Instituto tem origem na Escola Té;cnica da UFPR, fundada em 1869, o IFPR traz na bagagem uma rica e expressiva história, que culminou com a criação desta nova Instituição, em dezembro de 2008.
Hoje, a Educação Profissionalizante é; o objetivo central do IFPR, que reserva 50% das vagas para os Cursos Té;cnicos de Nível Mé;dio. Atualmente, em todas as modalidades, a instituição oferece 32 cursos nos 14 campi em funcionamento. Dentro do plano de expansão da educação profissionalizante proposta pelo IFPR, a meta é; chegar a 30 unidades que possam atender todas as regiões do Estado.
(COM “O DIÁRIO.COM”)