Consórcio de municípios quer capacitar gestores

O Consórcio Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Paraná (Cindepar), que funciona desde 2015 quando ainda se chamava Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Região de Astorga (Cindast), quer formalizar uma parceria com o Ministério do Planejamento para realizar cursos na área da Administração Pública, tanto presencial quanto à distância. A proposta é capacitar gestores e funcionários dos municípios integrantes do grupo. O ENAP oferece formação e aperfeiçoamento em Administração Pública.
Segundo o presidente do consórcio, Arquimedes “Bega” Ziroldo, o Cindepar conta com as articulações do deputado federal Alex Canziani (PTB): Esta ação com o Ministério vai ser uma forma de melhorarmos ainda mais o trabalho executado pelos gestores públicos”, resume.
Já para Canziani, o convênio com o Ministério para a realização dos cursos vai qualificar ainda mais as ações do próprio consórcio, que ele mesmo ajudou a criar, há quase dois anos, com o apoio do senador Álvaro Dias (PV).
A formalização dos cursos ainda não tem data, mas os executivos do Cindepar afirmam que a ideia é iniciá-los ainda neste ano.
O QUE É – O Cindepar nasceu da mudança de nome do Cindast, que inicialmente tinha por objetivo integrar municípios interessados em melhorar a pavimentação de suas malhas viárias urbanas a custos mais baixos – serviços de micropavimento e fornecimento de PMF (Pré-Misturado a Frio) –, utilizando, como um dos instrumentos, a aquisição de volumes maiores de insumos asfálticos, de forma a baratear o metro quadrado pavimentado. No começo eram 9 cidades participantes, mas hoje, já sob a nova sigla, tem 81 municípios, que realizam seus asfaltamentos na forma de rodízio.
A entidade cresceu tanto que instalou um parque próprio, hoje com duas usinas, um caminhão, um triciclo e duas máquinas, e já conseguiu asfaltar um milhão de metros quadrados. Outros recursos já foram empenhados para a compra de mais seis veículos, e outras três máquinas serão obtidas através de convênio, já em processo de licitação.
LOGOMARCA – Uma assembleia do consórcio, realizada hoje à tarde em Londrina com representantes dos municípios signatários, colocou em pauta, dentre alguns temas, a possibilidade de autorizar o ingresso de mais 23 municípios. A proposta deverá vingar, mas ainda precisa atender a trâmites burocráticos.
O grupo também aproveitou a ocasião para definir a logomarca (representação gráfica) do consórcio, que deverá ser lançada oficialmente em data oportuna.