Novo Plano de Educação prevê metas

AssCom Alex Canziani
16 de dezembro de 2010 - 17:23 h

 

O presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad, encaminharam ao Congresso Nacional o projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para período 2011-2020.

O novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, sendo uma das principais o investimento na qualidade da educação e na valorização dos professores. O projeto també;m reforça a visão sistêmica da educação, que vai da creche à pós-graduação. É a  universalização do atendimento, desde a educação infantil até; o ensino mé;dio – alunos de quatro a 17 anos.

Outro ponto considerado relevante para o ensino determina a ampliação progressiva do investimento público em educação até; atingir o mínimo de 7% do produto interno bruto (PIB) do país, com revisão desse percentual em 2015.

Para o deputado Alex Canziani (PTB-PR), premiado por seu trabalho pela educação, o projeto é; um suporte para aqueles que trabalham pela educação. “O PNE tem metas bem objetivas e perfeitamente viáveis para o ensino brasileiro. Estou convencido de que vamos conseguir atingir as metas estipuladas na proposta”, afirmou.

Alex Canziani reitera que toda a sociedade deve se unir em prol da educação, pois “estamos certos de que é; preciso construir parcerias com a iniciativa privada, sociedade, prefeitos e governadores para que todos nós assumamos definitivamente a responsabilidade de que a educação é; a nossa prioridade”.

A primeira Casa do Congresso Nacional a analisar o projeto será a Câmara dos Deputados.