Alex quer ação para melhorar censo de Londrina

AssCom Alex Canziani
12 de novembro de 2010 - 09:50 h

O deputado federal Alex Canziani (PTB) sugeriu ontem ao prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), que lidere uma campanha municipal pelo recadastramento do Censo 2010, para mostrar a realidade populacional do município, que ficou abaixo dos 510 mil estimados pelo próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo os dados preliminares do IBGE, existem 493.358 londrinenses morando nas zonas urbana e rural.

“A liderança política de maior expressão da cidade é; sempre o prefeito. Ele tem que estar à frente desse processo, e sempre com o nosso apoio e colaboração”, justifica o parlamentar, para quem Londrina tem mais de 500 mil habitantes. “É importante levantarmos a realidade para que o município não seja prejudicado, inclusive em relação aos repasses de verbas e até; em representações políticas.”

Ainda de acordo com o deputado, rebaixar o número de habitantes, frustrando a expectativa de todos, afeta o orgulho e a autoestima das pessoas, fatores que precisam ser evitados, “daí a importância de os números serem realmente consistentes”.Canziani sugere que a mídia local – rádios, jornais, TVs, sites noticiosos e blogues de internet –  també;m entre numa campanha maciça para divulgar as opções para as pessoas se cadastrarem no censo.

O escritório do IBGE da cidade disponibiliza telefones específicos para os não-recenseados: 3025-2516, 3025-2517 e 3025-2518. Tem també;m o 0800-721-8181. Alé;m disso, o instituto abriu um serviço nacional para atender casos do gênero pela internet. O endereço é; www.ibge.gov.br e www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php. O órgão promete entrar em contato em 72 horas para agendar a visita do recenseador.

De acordo com a coordenadora do Censo em Londrina, Ângela Maria Barbosa, a coleta dos dados no município deverá ser encerrada oficialmente na próxima semana: “Eu mesma vou passar o sábado, domingo e feriado pesquisando”, salientou. Conforme disse, ainda existem cerca de 5 mil domicílios fechados, que no final serão contabilizados pela mé;dia populacional a ser apurada.

IMPORTANTE – Segundo o instituto, as informações de natureza demográfica obtidas pelo Censo são primordiais para a elaboração das projeções e estimativas populacionais que servem de base para o desenho das políticas das áreas de saúde, previdência e educação da população em geral e de assistência a grupos específicos como mulheres, crianças, adolescentes e idosos, mas també;m servem de parâmetro, por exemplo, para a distribuição das verbas federais aos fundos estaduais e municipais e para definir o número dos representantes dos cidadãos nas Câmaras Municipais.

Ontem de manhã, durante entrevista coletiva na Prefeitura, Barbosa Neto ratificou os prejuízos que uma população menor pode acarretar para a cidade, incluindo a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e possibilidade da perda de duas cadeiras na Câmara de Vereadores. “Alé;m disso, o londrinense tem orgulho de morar na terceira maior cidade do sul do Brasil, posição agora conquistada por Joinville, segundo dados do Censo 2010”, lamentou o prefeito londrinense.

IMÓVEIS FECHADOS – Conforme o Núcleo de Comunicação da Prefeitura, Barbosa Neto depositou confiança na possível revisão do IBGE, principalmente nas casas e apartamentos da cidade que estavam fechados, argumentando que o índice populacional apresentado não é; compatível com os níveis de crescimento registrados pelo município.

Para auxiliar neste propósito, a Prefeitura deverá colocar um link na sua página da internet, e criou o email censolondrina@londrina.pr.gov.br. Quem não recebeu a visita do Censo deverá mandar os dados cadastrais básicos (nome, endereço e telefone) para que a Assessoria de Ordem Urbana e Rural faça o encaminhamento dos dados ao IBGE.

Os dados preliminares do Censo 2010 foram publicados no Diário Oficial da União de quinta-feira passada. A última contagem havia sido feita no ano 2000, quando Londrina havia registrado 447.065 moradores.

(ATUALIZADO ÀS 09:45 DE 12/11/2010)