O Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná inaugurou duas novas unidades de serviço do Sesc e do Senac em Londrina. A área escolhida para abrigar estas novas instalações é a Região Norte, local que concentra mais de 25% da população do município. A implantação do projeto contou com as articulações políticas do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR): “Quem vai fazer com que as coisas aconteçam aqui [nestas instalações] serão as pessoas, e estas pessoas serão as responsáveis pelo futuro da instituição”, discursou o deputado da educação, confiando na realização de inúmeras atividades no local.
As instalações do Sesc somam 4.119,68 m2 de área construída, planejadas de forma a contemplar todos os ramos de atuação da entidade: educação, ação social, saúde, esporte, lazer, turismo e cultura. Com capacidade para atendimento diário de 1.140 pessoas, a unidade ofertará atividades de Educação Infantil, lanchonete, clínica odontológica, salas de curso e de informática, academia de ginástica multifuncional e ginásio de esportes.
Já o Senac, com 2.630,85 m2 de construção e capacidade para atendimento diário de 1.176 alunos, ofertará cursos nas áreas de beleza, saúde, gastronomia, gestão, hospitalidade e informática. Entre os ambientes pedagógicos, destaque para os de Radiologia, Análises Clínicas e Loja.
“O investimento do Sistema Fecomércio em Londrina é o reconhecimento da grandiosidade da região norte da cidade. Com a nova unidade integrada, o Sesc e o Senac atenderão toda a população que se concentra ali, oferecendo uma estrutura moderna, funcional e sustentável. É a contrapartida do empresariado do comércio a tudo o que Londrina representa para o estado”, pontuou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac-PR, Darci Piana, ontem (03) durante a solenidade de inauguração.
As duas unidades foram pensadas para causar o menor impacto ambiental possível. Para isso, 160 placas fotovoltaicas foram instaladas na cobertura do ginásio de esportes, que captam a radiação solar a transformam em energia elétrica que será consumida pelo próprio edifício. “Caso a energia produzida seja maior do que a energia consumida, este saldo é injetado na rede pública de energia elétrica e poderá ser utilizado em momentos sem geração, com a contabilização de créditos”, explica a arquiteta do Sesc PR, Fernanda Dalcuche Foltran.
As unidades contam com sistema de reaproveitamento de água da chuva, captada na cobertura do prédio e direcionada para as cisternas, sendo utilizada para a rega do jardim, lavagem das calçadas e pisos externos. Toda a iluminação dos prédios é feita com lâmpadas de LED, medida que complementa a economia de energia elétrica.
“As janelas e aberturas também foram pensadas de forma a gerar economia de energia com a redução do uso da iluminação artificial e de ar-condicionado, pois proporcionam uma maior iluminação e ventilação naturais. Além disso, foram utilizados métodos de controle solar por “brises”, que são elementos arquitetônicos fixos e móveis capazes de controlar a insolação e que contribuem para o controle da utilização do ar-condicionado”, acrescenta Fernanda.
O arquiteto do Senac PR, André Luís Ribeiro Leite, enfatiza que as construções estão localizadas próximas à principal via de acesso da Zona Norte de Londrina e uma das mais importantes regiões comerciais da cidade. “Com as edificações das unidades do Sesc e do Senac construídas lado a lado, temos economia nos custos operacionais e podemos compartilhar os ambientes físicos e as atividades desenvolvidas pelas instituições”, pontua Leite.
Além disso, a nova unidade do Senac PR conta também com 176 placas fotovoltaicas na cobertura, com capacidade de geração de quase 63 mil kWh/ano. Somadas, são 336 placas somente em Londrina Norte, compondo a segunda maior planta fotovoltaica do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, seguindo da recém-inaugurada unidade integrada Sesc Senac São José dos Pinhais.
CONTRAPARTIDA – Os terrenos com área total de 9.134,37 m2 foram doados pela Prefeitura de Londrina, em 2011, com a contrapartida de que o Sistema realizasse o restauro da antiga Cadeia Pública do município. Em dezembro de 2014, na gestão do prefeito Alexandre Kireeff, foi entregue à população de Londrina e região, a unidade Sesc Cadeião Cultural, com aulas nas diversas áreas artísticas, espaço para exposições, teatro e, no solário, onde os presos disputavam réstias de sol, funciona o Café-escola do Senac, ponto de encontro do público apreciador das artes em geral.
COM ASSESSORIA SESC-PR