Tecnólogos pedem regulamentação da profissão

AssCom Alex Canziani
24 de junho de 2010 - 12:14 h

Em reunião com o presidente da Comissão de Trabalho, deputado Alex Canziani (PTB-PR), tecnólogos e representantes da categoria reivindicaram a regulamentação da profissão de tecnólogo. Está na pauta da CTASP o Projeto de lei 2.245/07, que trata do assunto.

Canziani afirmou que a Comissão promoveu vários debates para discutir a regulamentação dos tecnólogos. “Durante a discussão do projeto, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de alguns estados argumentou que poderia ocorrer um choque da atividade do tecnólogo com relação ao profissional de engenharia e arquiteto. Atravé;s de audiências púbicas conseguimos dirimir as dúvidas e devemos votar a proposta até; o final deste mês”, disse.

Os representantes lembram que a profissão existe desde a dé;cada de 60, é;poca em que o mercado exigia uma complementação, geralmente em nível superior. Atualmente o Ministé;rio da Educação trabalha pela valorização da profissão. A formação de um tecnólogo demanda tempo e investimento. Em mé;dia, são 2,4 mil horas para a conclusão de um curso, geralmente desenvolvido em três anos. Por conta de um período de recessão, em que profissionais emigraram para outros países, hoje há falta desses profissionais no mercado.