Eleitor já reconhece importância da educação

AssCom Alex Canziani
17 de junho de 2010 - 16:50 h

Pesquisa mostra que o eleitor está mais consciente da importância da educação. O número de brasileiros que considera o tema relevante para decidir em quem votar quase dobrou.

De acordo com estudo do Ibope Inteligente, os candidatos a cargos públicos devem se preocupar com educação. A área está entre as quatro consideradas mais problemáticas e foi a que registrou maior variação percentual, de 87%, em relação à última sondagem, feita há quatro anos.

Em 2006, a educação era importante para apenas um em cada 10 brasileiros e ocupava o 7º lugar entre os assuntos prioritários. Agora está entre as quatro áreas que merecem atenção especial dos próximos governantes.

Do total de eleitores pesquisados, 28% acreditam que a educação é; um dos principais problemas enfrentados pelo país. O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica do Congresso Nacional, Alex Canziani (PTB-PR), que faz da educação sua principal bandeira, afirmou que a educação está na pauta de toda a sociedade. “A grande luta hoje tem que ser a melhora na educação brasileira. Quando comparamos o ensino do Brasil com o de países desenvolvidos o nosso ainda é; ruim. Todos têm que se envolver nessa questão”, disse o parlamentar paranaense.

Ainda segundo o estudo, para 41% da população os próximos governantes devem conceder melhores salários para os professores e 28% da população quer mais escolas profissionalizantes. Quanto à educação básica, 44% da população acha o ensino regular.

De acordo com o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (FGV-SP), Fernando Abrucio, a educação está entre os assuntos que começam a entrar na área da decisão do voto.

Na avaliação de Abrucio, três fatores explicam este aumento pelo interesse na temática educacional: a articulação da sociedade, a competitividade econômica e o aumento dos anos de escolaridade dos brasileiros, o que acaba gerando cidadãos mais críticos.

Canziani destaca que há muito tempo vem desenvolvendo ações em prol de uma educação de qualidade. “Não ficamos apenas no discurso, buscamos recursos para educação, trabalhando para a criação de mais escolas té;cnicas, trabalhamos para liberar emendas para o ensino. Tenho me empenhado principalmente para a melhora da educação no Paraná.”

O deputado ressalta ainda o problema da falta de mão-de-obra qualificada no Brasil. “Precisamos trabalhar arduamente para mudarmos nosso atual cenário de falta de mão-de-obra qualificada. Precisamos criar mais escolas té;cnicas para especializarmos não só nossos jovens, mas todos que buscam um futuro melhor. Estou seguro de que só a educação vai melhorar o futuro desta geração. Só a educação com qualidade vai poder elevar o Brasil ao patamar dos países desenvolvidos”, sentenciou o parlamentar.