Executiva estadual é quem decide rumo do PTB

O PTB do Paraná delegou à sua executiva estadual todas as decisões relativas às eleições de outubro, o que deve acontecer até; o final do mês. A deliberação foi tomada por aclamação nesta segunda-feira na convenção estadual do partido. Cerca de 350 lideranças petebistas e convidados compareceram ao encontro, realizado no Village Praça de Eventos, em Cambé;, no Norte do Estado.
O presidente estadual, deputado federal Alex Canziani, explica que a executiva do partido vai atuar pela melhor composição eleitoral possível, incluindo as questões relativas às coligações para as eleições majoritárias (governador e senador) e proporcionais (deputados federais e estaduais), que ainda estão pendentes por causa das indefinições ainda existentes nos demais partidos.
Para a eleição ao Governo do Estado, a tendência é; os petebistas apoiarem o ex-prefeito de Curitiba e pré;-candidato pelo PSDB, Beto Richa; e para o Senado, um dos nomes cotados é; o do hoje deputado federal Ricardo Barros (PP), embora ainda não se tenha nada oficial em torno dos dois nomes.
“Damos importância à eleição para o governo, mas a nossa prioridade é; eleger o maior número de deputados”, esclarece Canziani. “O PTB procura o melhor caminho para crescer e para poder contribuir com a sociedade.” Segundo o presidente, os petebistas precisam se fortalecer mais na Assemblé;ia Legislativa e na Câmara dos Deputados. A meta do partido é; eleger pelo menos dois deputados federais e entre dois ou três estaduais. Hoje, o PTB do Paraná tem apenas um federal e dois estaduais.
Para dar rumo ao PTB, a executiva estadual, composta por 14 membros, vai avaliar todas as possibilidades de listas de candidatos. De acordo com o calendário eleitoral, o PTB e os demais partidos, incluindo as coligações, têm até; dia 5 de julho para apresentarem, nos tribunais regionais eleitorais, até; às 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital.