Ficha Limpa passa. Agora vêm os destaques

O projeto da Ficha Limpa passou pela Câmara terça-feira, mas alguns destaques à maté;ria ainda serão analisados e deverão ser debatidos e votados no próximo dia 11. A favor da maté;ria, o deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) ressalta que ficam impedidos de se candidatar acusados por crimes de maior gravidade, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas.
O texto aprovado amplia os casos de inelegibilidade e unifica em oito anos o período durante o qual o candidato ficará sem poder se candidatar.
Na avaliação de Canziani, a aprovação do texto é; uma vitória da sociedade. “É uma conquista, se não fosse a pressão da população a Casa não teria votado. As pessoas que têm problemas graves com a Justiça não poderão se candidatar a cargos públicos.”
Canziani está otimista em relação às novas regras. “Mesmo as regras não valendo para esta eleição, acho que os próprios partidos não vão mais aceitar candidatos com ficha suja. Então, mesmo antes da implantação das mudanças, a sociedade vai desfrutar das novas regras para as candidaturas ainda nesta eleição”.
O texto original, que está sendo modificado, foi proposto pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e recebeu mais de um milhão e meio de assinaturas.