DNIT libera edital para desvio ferroviário

AssCom Alex Canziani
5 de Fevereiro de 2010 - 12:12 h

 

A Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) aprovou nesta semana a minuta do edital de concorrência pública para que Apucarana possa licitar a contratação de uma empresa, especializada na elaboração do projeto executivo de engenharia, visando a construção de um contorno ferroviário no município

A informação foi confirmada ao prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), que també;m é; o autor da emenda parlamentar de R$2 milhões (mais R$400 mil de contrapartida da prefeitura) para financiamento do projeto. “É necessário que as pessoas saibam que os processos para remoção dos trilhos da área urbana caminham, agora com a liberação do edital, que vamos fazer de tudo para publicá-lo o mais rápido possível”, destaca o prefeito João Carlos.

O desafio para a Prefeitura de Apucarana e para o parlamentar agora é; incluir o custo da obra – R$ 129 milhões, de acordo com um estudo – no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. “Juntamente com o deputado Alex Canziani, em 2009 já estive com a Ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff e, na semana passada, em Londrina, conversamos sobre o assunto com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Neste sábado, eu e o Canziani vamos estar em um encontro em Curitiba, onde novamente vamos nos encontrar com a ministra Dilma, reforçando a nossa reivindicação”, detalha o prefeito.

O PROJETO – Com previsão de durar um ano após contratação, a elaboração do projeto executivo de engenharia contempla estudos de traçado, topográficos, geológicos, hidrológicos, geoté;cnicos, ambientais e de licenciamento, solução das interferências e projetos geomé;tricos, de terraplanagem, drenagem, desapropriação, superestrutura ferroviária, alé;m de realização de orçamentos, custos, especificações complementares e plano de execução das obras. “Vai ser possível sabermos exatamente o traçado que terá que ser respeitado e as possíveis indenizações”, finaliza o prefeito João Carlos de Oliveira.

A transposição da linha fé;rrea, com a realização de um contorno, foi apontada como a saída ideal para o trecho que corta Apucarana por um estudo concluído no final do ano passado, pela Vega Engenharia e Consultoria Ltda., de Curitiba, que avaliou o impacto sócio-econômico, ambiental e financeiro. A conclusão das análises aponta para a necessidade de um investimento – a mé;dio e longo prazos – de R$129 milhões.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE APUCARANA