Barbosa tem audiência com Alex em Brasília

As alunas londrinenses Karina Curiaki, do Colé;gio Estadual Professora Maria José; Balzanelo Aguilera; e Verônica Augusta Maciel de Oliveira, do Colé;gio Estadual Albino Feijó Sanches, foram escolhidas “deputadas jovens” e estarão representando o Paraná na sexta edição do programa “Parlamento Jovem Brasileiro”, realizado anualmente pela Câmara dos Deputados.
Elas e outros três alunos paranaenses estarão em Brasília, junto com 73 estudantes de todo o país, para participarem de uma jornada parlamentar, entre 9 e 13 de novembro, que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário. O programa faz parte de uma ação de valorização da cidadania e estímulo à participação dos jovens na vida política do país.
As duas foram selecionadas, junto com os outros três paranaenses, por apresentarem os melhores projetos do programa. Karina tratou de um tema que fala do acompanhamento psicológico na formação da criança e do adolescent e Verônica, da obrigatoriedade de as empresas potencialmente poluidoras contratarem responsáveis té;cnicos de meio ambiente. É a primeira vez, em seis edições, que representantes norte-paranaenses são classificados.
DESENVOLVER INTERESSE – Os trabalhos das duas londrinenses são fruto da difusão do Programa apoiado na região pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Para ele, o Parlamento Jovem Brasileiro, criado em 2004, é; importante para desenvolver o interesse dos jovens: “As mudanças na política são dinâmicas e por isso mesmo os jovens precisam participar”.
Canziani realizou reuniões té;cnicas para propagar e motivar as participações no programa e prestou consultoria para os estudantes elaborarem os seus projetos.
O programa foi aberto às escolas públicas e particulares, incluindo 70 escolas estaduais de ensino mé;dio e té;cnico. Destas, 22 se interessaram, mas oito participaram de todo o processo, dentre elas o Maria Aguilera e o Albino Feijó.
Para comemorar a seleção das duas alunas, uma homenagem pública foi realizada hoje de manhã no Colé;gio Maria Aguilera, que contou com a presença do deputado, de professores, diretores, funcionários, os pais das vencedoras e mais de 150 alunos.