Londrinenses serão ‘deputadas jovens’

AssCom Alex Canziani
30 de outubro de 2009 - 15:27 h

 

O estudante da Universidade Norte do Paraná (Unopar) de Londrina André; Luiz del Grossi e Oliveira, do curso de Artes Visuais e Multimídia, ganhou o sorteio do programa “Estágio-Visita de Curta Duração“. O concurso foi promovido pelo deputado Alex Canziani e aconteceu pela primeira vez.

O nome de Oliveira foi sorteado hoje de manhã no escritório parlamentar do deputado, em Londrina, perante sete pessoas, incluindo diretor, professor e cinco universitários que se inscreveram e foram convidados a testemunharem a apuração. No total concorreram 136 inscritos para apenas uma vaga.

André; Oliveira, que está no 3º ano, fez sua inscrição eletrônica dia 5 de outubro na página do deputado na internet (www.alexcanziani.com.br). O sistema, totalmente eletrônico e desenvolvido pela empresa londrinense Gelt Tecnologia, gerou um número aleatório para cada inscrição. No caso de Oliveira, ele ganhou o número 2009105234142.

Para dar transparência ao processo e assegurar o sigilo dos nomes, o sorteio foi feito exclusivamente pelos números. Todos os 136 números foram divididos em tiras e colocados numa caixa, de onde uma convidada tirou o vencedor.

SORTEIO DE SUPLENTES – Por segurança e na possibilidade de, por qualquer motivo, o vencedor não puder participar do Estágio-Visita, de 22 a 28 de novembro em Brasília, os organizadores e as testemunhas promoveram o sorteio ordenado do primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto suplente.

“Vai ser uma grande experiência. O André; terá a oportunidade de conhecer bastante o processo legislativo federal e isso vai enriquecer o seu currículo”, destacou Alex Canziani, que mais tarde ligou pessoalmente para o vencedor para cumprimentá-lo.

CIDADANIA – O Estágio-Visita tem por objetivo estimular a cidadania e a participação dos universitários no processo político nacional.

A parte té;cnica do programa será administrada pela Segunda-Secretaria e pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados, que disponibiliza anualmente duas vagas para estudantes indicados por cada um dos 513 parlamentares da Casa.

As turmas são preenchidas em quatro etapas anuais. Durante cinco dias de cada etapa, os universitários contemplados acompanham o funcionamento da Câmara, das suas Comissões Té;cnicas e do Plenário, o processo de elaboração de leis e o dia-a-dia da atividade parlamentar. O programa, contudo, não oferece remuneração aos participantes, mas concede um certificado de participação.

Os deputados têm liberdade e crité;rios próprios diferenciados para indicarem os seus convidados, por isso Alex Canziani resolveu inovar sorteando uma de suas vagas.