Alex concorda com prazo maior para pré-sal

AssCom Alex Canziani
11 de setembro de 2009 - 17:36 h

 

Para o deputado Alex Canziani, o fato de o governo retirar o regime de urgência dos projetos que regulamentam a exploração do petróleo na camada do pré;-sal amenizou o clima no Congresso Nacional. Na avaliação do parlamentar paranaense, as propostas devem ser votadas até; o final do ano.
 
O prazo-limite de 45 dias para a tramitação das propostas na Câmara levou a oposição a obstruir os trabalhos. O presidente Lula atendeu ao pedido dos parlamentares e foi estipulado um novo prazo de 60 dias, a partir de agora.
 
Segundo Alex Canziani, esse é; um bom começo para a Casa entrar em acordo e aprovar os projetos. O presidente da Câmara, Michel Temer, comprometeu-se a colocar os projetos do pré;-sal em votação no Plenário no dia 10 de novembro, mesmo que as comissões especiais ainda não tenham encerrado a análise das maté;rias.
 
Um dos projetos trata do sistema de exploração do óleo. Outro adota o sistema de concessão, pelo qual a empresa privada paga royalties sobre o petróleo extraído.
 

O governo també;m enviou uma proposta que trata da criação de uma empresa estatal, a Petro-Sal. O quarto projeto trata da capitalização da Petrobras. A operação terá um limite de 5 bilhões de barris.