Diretores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) estiveram em Brasília para agradecer o recebimento dos R$ 5,2 milhões oriundos de uma emenda parlamentar de bancada incluída no orçamento da União no ano passado. O encontro foi hoje de manhã e reuniu os parlamentares da bancada paranaense no Congresso Nacional, alé;m de integrantes da Secretaria de Representação do Paraná na Capital Federal. O evento també;m serviu para os diretores fazerem uma prestação de contas do instituto.
O presidente do Iapar, José; Augusto Picheth, agradeceu o empenho dos deputados e salientou que os recursos estão sendo utilizados na reestruturação do Instituto, possibilitando novos investimentos em pesquisas tecnológicas e a substituição de equipamentos antigos, como veículos e tratores, por novos.
“Oferecemos produtos de qualidade que cruzam fronteiras e nossas pesquisas estão gerando espé;cies que são viáveis, mesmo se as piores previsões climáticas se confirmarem”, disse Picheth, referindo-se às pesquisas desenvolvidas pelo Iapar no sentido de criar vegetais que sobrevivam à escassez de chuvas.
Ele lembrou ainda que o Paraná desenvolveu a única espé;cie de feijão branco brasileira e que o milho dos cultivares do Iapar pode ser plantados por três anos consecutivos e ainda ser usado como semente para novas colheitas, diferentemente dos produtos transgênicos com os quais o agricultor gasta mais na compra da semente e não pode usá-los para novos plantios.
O secretário de Representação do Paraná em Brasília, Eduardo Requião, falou sobre a importância das pesquisas do Iapar para o desenvolvimento e a criação de novas tecnologias. “O Iapar cresce e oferece seu conhecimento para outros Estados e para o mundo, pois o Paraná pensa na frente e sabemos que sem ciência e tecnologia não há futuro”, disse. Ele lembrou ainda que os produtos desenvolvidos pelo Iapar estão chegando com custos menores à mesa do consumidor.
Sobre a Secretaria de Representação, Eduardo disse que tem trabalhado no sentido da aproximação entre o governo e a bancada federal e falou, ainda, dos planos de que sua equipe possa acompanhar todos os processos e procedimentos de interesse do Paraná que tramitam na Capital Federal. “Logo, com apenas um clique, o governador ou qualquer outro cidadão paranaense vão saber onde se encontra e em que estágio se encontram qualquer processo”, garantiu.
O deputado federal Alex Canziani (PTB), líder da bancada, parabenizou o instituto pelo avanço de seus estudos e disse que o grupo está trabalhando no sentido de articular ações conjuntas com o Governo do Estado. “Nós, parlamentares, estamos fazendo a nossa parte e a prova disso é; que estamos aqui, hoje, quarta-feira, o dia mais agitado do Congresso, reunidos com a Secretaria de Representação do Paraná em Brasília e o Iapar”, ressaltou.
Alé;m de Picheth, Eduardo Requião, Canziani e parlamentares, estiveram presentes o diretor de administração e finanças do instituto, Altair Sebastião Dorigo; o assessor especial do ministro da Agricultura, Newton Pohl Ribas; e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministé;rio da Agricultura, Inácio Afonso Kroetz.