Debate mostra que prefeitos têm que ajudar

AssCom Alex Canziani
15 de agosto de 2009 - 13:30 h

 

Para ajudar a viabilizar recursos federais aos municípios os deputados precisam da colaboração intensiva dos prefeitos. É o que ficou claro no debate realizado neste sábado de manhã na Rádio Paiquerê AM de Londrina, que reuniu os três deputados federais com domicílio eleitoral em Londrina: Alex Canziani (PTB), André; Vargas (PT) e Luiz Carlos Hauly (PSDB). Segundo eles, de nada adianta apenas a dedicação dos parlamentares junto a ministé;rios e ao próprio Palácio do Planalto, pois os municípios precisam realizar projetos realmente interessantes e viáveis para que recursos sejam efetivamente empenhados e liberados.
 
“No caso de Londrina, lamentavelmente o prefeito anterior perdeu algumas oportunidades no passado”, destacou Alex Canziani na ocasião, referindo-se à gestão de Nedson Micheleti (PT), que ficou oito anos na administração municipal.
 
ILS DE LONDRINA – Outro ponto de consenso entre os três foi a dificuldade de instalação do Instrument Landing System (ILS) no Aeroporto de Londrina, cujo equipamento, que auxilia no pouso e decolagens de aviões, é; reivindicado há cerca de 15 anos.
 
Para eles, o problema está na viabilização das áreas necessárias à sua instalação, a cargo da prefeitura. Até; hoje, a administração municipal não conseguiu fazer a doação da área à União para que possibilitasse a Infraero a realizar as obras de instalação e operacionalização do instrumento.
 

O debate foi comandado pelo diretor de Jornalismo Lino Ramos, e pelo radialista JB Faria, dono da emissora. Os três deputados foram muito cordiais e responderam a todas as indagações.

Alé;m de recursos e do ILS de Londrina, Alex Canziani, que coordena a bancada paranaense no Congresso Nacional, falou, entre outros, da sistemática das emendas parlamentares e da resolução que obriga a matrícula de todos os alunos de escolas especiais em escolas comuns a partir de 2010: “O Ministé;rio da Educação devolveu a resolução ao Conselho Nacional de Educação, que deverá apresentar um novo relatório em setembro”.
 
CRISE NO SENADO– O petebista també;m lamentou a crise por que passa o Senado Federal, e acha que o problema vai, infelizmente, “terminar em pizza”.
 
No final do programa, Alex Canziani anunciou, em primeira mão, que Londrina deverá ser contemplada em breve com recursos do programa “Mais Educação”, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do MEC, que prevê repasses de recursos para a implantação do ensino em tempo integral. “É mais uma ação que estamos realizando”, emendou o parlamentar, que é; membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
 

A entrevista com os três durou uma hora, num bloco único, e possibilitou a participação de alguns ouvintes. A Paiquerê recebeu 27 recados e mensagens direcionados aos parlamentares.