O deputado Alex Canziani defende a liberação total das campanhas eleitorais pela internet. Para o deputado, colocar a campanha na rede mundial é; bastante democrático, uma vez que atualmente milhões de pessoas têm acesso a internet.
Um acordo entre os líderes partidários na Câmara pode permitir a votação, ainda neste mês, de um projeto alterando as regras para as eleições de 2010. Há um conjunto de mudanças, que inclui a regulamentação da pré;-campanha, a liberação do uso da internet nas campanhas e a definição de crité;rios para a realização de debates transmitidos pelo rádio ou TV.
Canziani lembra que o presidente dos Estados Unidos Barack Obama usou a internet em toda a sua vitoriosa campanha.
Em relação à propaganda eleitoral, uma das propostas estabelece regras relativas ao uso de placas e à realização de carreatas e caminhadas na vé;spera de eleição. O texto també;m regulamenta a pré;-campanha eleitoral e libera as pré;vias partidárias e a propaganda via internet de modo universal.
Há ainda a possibilidade de a comissão buscar acordo para a convocação de um congresso revisor em 2011, com deputados eleitos em 2010.
Para valer nas próximas eleições, as mudanças devem ser aprovadas pelo Congresso Nacional até; setembro.