O deputado federal Alex Canziani (PTB) defende uma regulamentação para o uso das passagens áreas pelos parlamentares. Para Canziani, os possíveis abusos ocorreram porque ainda não existem regras definidas pela Câmara sobre o uso da cota a que os deputados têm direito.
Após várias denúncias sobre o uso de passagens áreas pelos deputados, a Câmara anunciou novas regras que estabelecem, alé;m da proibição do uso dos bilhetes por parentes, passagens para o Exterior ao parlamentar, que só poderão ser liberadas se forem autorizadas pela Terceira Secretaria da Mesa Diretora.
Assessores só poderão viajar como representantes de deputados em atividades ligadas ao mandato, també;m com autorização pré;via da Mesa. Fica proibido o acúmulo de cré;ditos, e o Portal da Câmara passará a divulgar o comprovante da passagem usada pelo deputado, com o trecho, a data, o valor e o nome do passageiro.
De acordo com Alex Canziani, as mudanças são bem-vindas. Depois de anunciar as medidas que provocaram uma forte reação negativa em grande parte dos deputados, o presidente da Câmara, Michel Temer, afirmou que pretende submeter as novas regras ao plenário.
Temer disse que pretende enviar um projeto de resolução, que precisa de aprovação dos deputados.