UAB chega em Bandeirantes

AssCom Alex Canziani
28 de Março de 2009 - 10:39 h

 

Os cursos à distância patrocinados pelo Ministé;rio da Educação, atravé;s do projeto Universidade Aberta do Brasil, já começam a virar realidade em muitos municípios paranaenses, como em Bandeirantes, no Norte do Estado, que realizou a sua aula inaugural sexta-feira à noite, na escola Santa Terezinha. Participaram do ato, entre outros, o prefeito Celso Silva (PDT), o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) e o deputado federal Alex Canziani (PTB), que ajudou a gestionar o projeto da UAB bandeirantense no MEC. Mais de 80 pessoas prestigiaram o evento, principalmente alunos, professores e diretores municipais.
 
 A Universidade Aberta de Bandeirantes oferece cursos superiores de graduação com licenciatura em Matemática, Pedagogia e Letras Português-Espanhol, atravé;s da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que oferecerá aulas à distância atravé;s da tecnologia denominada “Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-MODEM)”, pela qual é; possível realizar o Módulo Introdutório da graduação.
 
Com isso, Bandeirantes virou polo municipal de apoio presencial e atende alunos de 14 cidades da região. Para concretizar o projeto pedagógico, a UEPG disponibiliza dois tutores presenciais.
 
FIM DA DRU – Em seu discurso, bastante aplaudido, Canziani, membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, elogiou a implantação da UAB em Bandeirantes e aproveitou para informar que até; o ano 2011 o Governo federal deverá repassar mais R$ 10 bilhões para o ensino, com o fim da Desvinculação da Receita da União na educação.
 
O fim da DRU foi aprovada por uma comissão especial criada na Câmara dos Deputados da qual Alex Canziani foi vice-presidente. Como se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a maté;ria deverá ser aprovada agora pelos plenários do Congresso Nacional e tem o total apoio do próprio Governo.
 
O parlamentar paranaense disse ainda que a PEC també;m estabelece a universalização do ensino, tornando obrigatória a inclusão da criança na escola dos 4 aos 17 anos de idade.
 

PATROLA – Antes da aula inaugural, Alex Canziani participou da solenidade de entrega de uma motoniveladora (patrola) e um rolo compactador. Os veículos foram adquiridos pela prefeitura de Bandeirantes atravé;s do Programa de Máquinas para Prefeituras (Promap), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu)/Paranacidade. A aquisição contou com a ajuda do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa.