Pelo menos três entidades regionais que congregam municípios norte-paranaenses trocaram ontem as suas diretorias. Em eleições individualizadas, elas reuniram centenas de pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, lideranças comunitárias, convidados especiais e autoridades regionais e até; federais. O deputado federal Alex Canziani (PTB) foi um dos que prestigiaram os eventos.
Realizaram seus encontros a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e a Associação dos Municípios do Mé;dio Paranapanema (Amepar).
Na Amunop, o novo presidente é; Amin Hannouche, prefeito de Corné;lio Procópio, que substituiu Edimar dos Santos, de Santa Cecília do Pavão; Na Amunorpi o eleito é; Isaac Tavares da Silva, prefeito de Carlópolis, que assume a presidência no lugar de Jorge Domingos Siqueira, ex-prefeito de Jaboti; e na Amepar o novo presidente é; Almir Batista dos Santos, de Sabáudia, que ocupou o posto de Luiz Carlos Trapp, prefeito de Jaguapitã.
No encontro da Amunop, realizado de manhã na Câmara Municipal de Corné;lio Procópio, Alex Canziani destacou, entre outros temas, o trabalho que realiza pela educação profissional e tecnológica. Como vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional do Congresso Nacional, o parlamentar paranaense enalteceu, por exemplo, o Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal, e os R$ 126 milhões que o MEC estará destinando este ano para estruturar e realizar cursos té;cnicos integrados no Paraná.
Canziani també;m lembrou dos avanços da educação em Nova Amé;rica da Colina, que está executando um projeto em parceria com a iniciativa privada que já possibilitou melhorias significativas nos índices de qualidade do ensino. O próprio deputado integra a parceria.
NORTE PIONEIRO – Já Na Amunorpi, em encontro realizado no começo da tarde na sede da entidade, em Joaquim Távora, o deputado cumprimentou os presentes e se colocou à disposição das lideranças municipais para o encaminhamento de projetos e propostas junto ao Governo federal. Canziani també;m lembrou dos cursos de ensino à distância que está ajudando a viabilizar na região e destacou, mais uma vez, o trabalho na área de ensino profissional e tecnológico.
MÉDIO PARANAPANEMA – Por último, no encontro da Amepar, ocorrido també;m à tarde no Centro de Convenções de Cambé;, Alex Canziani tratou do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministé;rio da Justiça, que poderá ser implantado na região. Ele també;m abordou sobre o trabalho que realiza como parlamentar e ainda esclareceu alguns aspectos sobre os encaminhamentos de recursos do Governo federal.
No final de seu pronunciamento, comprometeu-se a viabilizar R$ 300 mil para a construção de uma sede própria para a entidade.