Artesanato tipo exportação divulga Londrina

Com o ponto, a entidade pretende expandir a divulgação da “marca Londrina”, uma vez que o trânsito de passageiros facilita a disseminação dos artesanatos locais. “Nós temos uma riqueza imensurável em artesanato”, enaltece a coordenadora da Associação, Denise Mucci, que participou da solenidade de inauguração do quiosque.
A Artest é; uma oscip, entidade sem fins lucrativos, apoiada pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). Atravé;s dela, a Associação participa de importantes feiras e exposições na Europa e Estados Unidos, sempre promovendo os produtos londrinenses e regionais. A exportação de artesanato possibilita uma receita de até; R$ 400 mil por ano.
A Artest també;m conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP) e do próprio Ministé;rio do Turismo.
“Muita gente de Londrina mesmo não sabe de onde são esses produtos, e aqui neste balcão vão descobrir que são daqui mesmo, para a surpresa de muitos”, salientou o deputado federal Alex Canziani, um dos colaboradores da associação e que també;m esteve na solenidade, realizada em frente ao quiosque.
CONVÊNIO – Mas a Artest não vai parar por aí. Um convênio com o Ministé;rio do Turismo, assinado em setembro, vai possibilitar a realização de cursos voltados para a qualificação profissional de 120 artesãos do Norte do Estado. O contrato vai servir para a execução do projeto “Artesanato com Identidade Cultural”, que a Artest pretende iniciar ainda este ano.
Para a realização do acordo, a associação, que existe há quatro anos e tem 400 filiados, contou com uma emenda parlamentar do deputado federal Alex Canziani no orçamento da União.
Num primeiro momento, a Artest realizará o mapeamento de 10 cidades (raio de 100 quilômetros) para levantar as potencialidades artesanais dos municípios. Em seguida, será feita a elaboração do conteúdo pedagógico e a realização dos cursos, nas áreas de cerâmica, madeira e papel. Segundo Denise Mucci, o projeto todo será executado em um ano.
A meta da associação é; melhorar a qualidade dos produtos locais, que já têm grande aceitação lá fora.
PRESENÇAS – Alé;m de Denise e Canziani, participaram da solenidade de inauguração do quiosque a presidente da Associação, Cleusa Hermeto Goulart; o coordenador de Comé;rcio Exterior da entidade, Roberto Mucci; coordenador de Operações da Infraero, Evandro Castilho Leit e os pastores Samuel e Lígia de Souza.