A Santa Casa de Cambé; inaugurou ontem a sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ala tem 10 leitos, incluindo duas para isolamento de pacientes com doenças infecto-contagiosas, e oferecerá atendimento exclusivo atravé;s de uma equipe formada por um mé;dico, quatro enfermeiros e 12 auxiliares de enfermagem. O funcionamento começa dia 1º de outubro. Será a primeira unidade do gênero da cidade a atender pelo SUS.
As obras levaram três anos, “mas a necessidade de instalação da UTI na cidade é; de 30 anos”, salientou diretora geral do hospital, Izabel Aparecida da Silva.
O empreendimento teve financiamento do Governo federal, atravé;s de R$ 1,5 milhão liberados pelo Ministé;rio da Saúde por meio do deputado federal Alex Canziani (PTB). Já o Governo do Estado investiu R$ 800 mil em equipamentos.
Com a UTI, a Santa Casa de Cambé; vai poder ajudar a desafogar a demanda do setor que hoje é; atendida pelos hospitais de Londrina. A Unidade tem 260 metros quadrados de construção. A obra també;m comporta um novo centro cirúrgico e um pronto-socorro, que devem ser concluídos em breve. O centro cirúrgico tem 388 metros quadrados e o pronto-socorro, 587 metros quadrados.
Recentemente começou a funcionar o laboratório de análises clínicas “24 horas”, que era um dos requisitos básicos para os serviços que serão prestados na UTI.
“A obra é; um sonho antigo que está se tornando realidade, mas o maior mé;rito deste empreendimento é; que atenderá não apenas a nossa Cambé;. Toda a região sai ganhando”, destacou Alex Canziani durante o seu pronunciamento, ontem na Santa Casa.
Participaram do evento o governador Roberto Requião, o vice Orlando Pessuti; secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin; deputado federal Rodrigo Rocha Loures; deputado estadual Durval Amaral, o provedor da Santa Casa, Antônio de Alencar; e a diretora Izabel Aparecida, alé;m de Alex Canziani.