Alex quer novo dono para usina de Porecatu

AssCom Alex Canziani
19 de Maio de 2008 - 19:56 h

A crise na Usina Central do Paraná, em Porecatu (Norte do Paraná), parece não ter fim. O deputado federal Alex Canziani (PTB) chega a sugerir, por exemplo, que a administração daquela unidade troque de mãos. A usina pertence ao Grupo Atalla e hoje tem cerca de 4 mil funcionários, em greve por conta dos dois meses de atraso nos salários.

Em discurso proferido hoje na Câmara dos Deputados, Canziani considerou fundamental a mudança de proprietários para que a gestão da empresa seja revitalizada, em benefício de suas produções e da boa relação trabalhista.

“O controle acionário [da empresa] precisa mudar porque lamentavelmente há anos o mesmo grupo toma conta e vem tendo problemas com relação a seus funcionários”, salientou Canziani. Existem denúncias inclusive de configuração de trabalho escravo e com trabalhadores passando fome – conforme declarações do presidente da Federação dos Trabalhadores da Alimentação, Ernane Garcia Ferreira.

Para o deputado, com a saída dos atuais mantenedores uma “empresa consciente” poderia acertar os problemas “e respeitar os direitos dos trabalhadores”.