Canziani lamenta falecimento de Moreira

Londrina perde um de seus maiores expoentes políticos: o engenheiro Wilson Rodrigues Moreira, ex-prefeito da cidade e ex-deputado federal. Ele faleceu neste sábado vítima de Acidente Vascular Cerebral e de uma broncopneumonia.
Moreira, 84 anos, foi um construtor do espírito público. “Que seu exemplo de retidão lance luz num momento tão carente da vida pública brasileira. Ele foi, e ainda é, um símbolo de respeito ao dinheiro público e à decência”, avalia o deputado federal Alex Canziani (PTB), que tinha uma grande aproximação com o ex-prefeito.
Canziani emitiu uma nota oficial sobre o falecimento e fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados a respeito das virtudes morais de Moreira:
“Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados: a nossa querida Londrina e região, no Norte do Paraná, está de luto. Faleceu o honrado e digno cidadão Wilson Rodrigues Moreira, ex-prefeito daquela cidade e ex-deputado desta Casa.
Londrinense de coração e engenheiro por profissão, o Doutor Wilson, 84 anos, foi um construtor do espírito público. Que seu exemplo de retidão lance luz num momento tão carente da vida pública brasileira. Ele foi, e ainda é, um símbolo de respeito ao dinheiro público e à decência.
Sua morte, Presidente, ocorreu na manhã de sábado em Londrina mesmo, depois de passar 16 dias internado num hospital da cidade vítima de uma broncopneumonia. Ele já havia sofrido um acidente vascular cerebral anteriormente.
Wilson Moreira, senhores deputados, nasceu em Uberaba (MG), no dia 21 de junho de 1923. A vocação para a política foi identificada pela família quando ainda era criança. Ele se formou em Engenharia pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG).
Moreira esteve em Londrina pela primeira vez no dia 7 de janeiro de 1952. A data está registrada no livro “Wilson Moreira e a Política da Eficiência”, de autoria do jornalista e amigo José Antonio Pedriali, que foi publicado pelo Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política ligado ao PSDB.
O engenheiro foi para Londrina para gerenciar a Sociedade Eletrotécnica Norte do Paraná (Senp). Depois de alguns anos de trabalho e poupança, assumiu o controle acionário da empresa.
Moreira foi secretário de Obras do então prefeito José Richa, de 1973 a 1977. Ele foi três vezes candidato a prefeito daquele município.
Como prefeito, de 1982 a 1988, Moreira não apenas realizou grandes obras, mas teve a sua marca registrada em pequenos detalhes.
O Doutor Wilson, senhor Presidente, fez uma administração marcante, sem se preocupar muito com a carreira política – o que demonstra seu espírito público e seu desapego ao Poder.
Lamentamos, pois, o seu passamento. O corpo se vai, mas com certeza a sua memória será perpetuada, e que sirva de exemplo para os nossos descendentes.
Os nossos sinceros agradecimentos. Obrigado, Doutor Wilson!”