Deputado propõe audiência sobre merendas

AssCom Alex Canziani
5 de novembro de 2007 - 12:08 h

O deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) está entrando com um pedido na Comissão de Educação da Câmara Federal para a realização de uma audiência pública que discuta a terceirização no fornecimento da merenda escolar, hoje realizada por muitos municípios do país.

O que motivou o parlamentar paranaense é o contrato da Prefeitura de Londrina com a SP Alimentação, de São Paulo, a mesma que sofre denúncias em outras localidades do Brasil. Aliás, segundo aquela Prefeitura, o contrato de terceirização deverá ser renovado ainda este mês.

“Existem empresas picaretas no país que estão presentes em muitos municípios através de atos de corrupção”, acusa Canziani.

No caso de Londrina, professores, diretores e alunos reclamam da qualidade e da quantidade da merenda oferecidas nas escolas municipais. Lá, a SP cobra R$ 1,20 por refeição. Em uma cidade próxima, Apucarana, que tem as suas próprias merendeiras, a unidade sai por R$ 0,67.

As suspeitas contra a empresa levaram a investigações de contratos não só no Paraná, mas também em Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Alex Canziani sugere que participem da audiência pública representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Udime), do Ministério da Educação e da Controladoria-Geral da União, entre outros integrantes da área educacional do país.